Atualmente o YouTube vem sendo utilizado com grande frequência por muitos como meio de distração, de aprendizado, para anúncios de empresas, entre outras coisas, devido a pandemia de COVID-19. Pensando nisso, a Google tem focado cada vez mais no desenvolvimento de funcionalidades para sua plataforma de vídeos. A última novidade é o suporte a reprodução de vídeos na resolução 4K em smartphones (caso sua conexão com a internet tenha velocidade suficiente para sustentá-los).

Como irá funcionar

A partir desta semana, o YouTube irá permitir a opção de reprodução de vídeos em resolução 4K em smartphones Android. Mesmo que o celular não tenha uma tela com resolução 4K, será possível reproduzir mesmo assim os vídeos em 4K no YouTube.

Obviamente, mesmo que o YouTube permita que o usuário rode vídeos em 4K, não quer dizer que realmente você possa assistir vídeos nesta resolução sem ter um aparelho que possua um display com esta capacidade. Entretanto, ao assistir vídeos em 4K em telefones com tela, por exemplo, Full HD Plus, parece que a imagem ganha uma fidelidade maior. Além disto, graças a exibição do vídeo de alta resolução em uma tela menor, a imagem ficará automaticamente mais nítida.

Opção de reprodução do vídeo em resolução 4K no YouTube. Fonte: Reddit
Opção de reprodução do vídeo em resolução 4K no YouTube. Fonte: Reddit

Lançamento e disponibilidade

A novidade será disponibilizada nos aplicativos YouTube para smartphones Android ainda nesta semana em forma de ondas. Embora o Google já tenha confirmado a nova funcionalidade, há um tópico no Reddit para discussão sobre os benefícios de reproduzir vídeos em alta resolução no YouTube em dispositivos mobile.

O que achou desta nova opção de resolução para o aplicativo YouTube em smartphones Android? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!