Na semana passada a plataforma de vídeos da Google já começou a reduzir automaticamente a qualidade dos vídeos na Europa por pedido da União Europeia, a ideia é que se reduza a quantidade de dados utilizadas durante a quarentena que está sendo feita na grande maioria dos países e assim todos os usuários possam utilizar a internet sem sofrer desconexões por falta de banda.

Junto com a confirmação da diminuição da qualidade de vídeos o Google também deixou um depoimento vindo da equipe para explicar um pouco melhor os motivos para tal decisão em uma de suas maiores plataformas ativas no momento e que vem recebendo um aumento de trafego nas últimas semanas.

Depoimento da Google:

"O YouTube já limita a qualidade dos vídeos baseado na velocidade de conexão dos usuários. O YouTube não acredita que o mundo irá ficar sem conexão de banda em qualquer futuro próximo, mas está tomando medidas provisórias devido a preocupação de governos ter aumentando.

Nós continuamos a trabalhar próximos a agências governamentais e provedores de internet ao redor do mundo para fazermos a nossa parte para minimizar o estresse causado no sistema durante esta situação sem precedentes."

O ato consiste em mudar a qualidade de todos os vídeos automaticamente para o padrão de definição 480P, o que já ajuda bastante considerando que dependendo da conexão do usuário o padrão pode ir automaticamente para 4K. Ainda haverá a opção de assistir em maiores resoluções, mas para fazer isso o usuário terá que manualmente selecionar a qualidade mais alta nas configurações do vídeo.

A empresa de streaming de vídeo não é a primeira a tomar este tipo de decisão, outras já fizeram o mesmo mas de formas um pouco diferentes, como por exemplo a Netflix que baixou os Bitrates dos filmes e séries para o mundo todo e a Apple TV que aumentou a compressão dos vídeos, filmes e séries em conjunto a diminuição de resolução. Muitos usuários acabaram até por reclamar de uma diminuição extrema e exagerada por parte da empresa.

Ainda não há previsão de quanto tempo a diminuição de qualidade destes serviços irá afetar o consumidor final, mas se estima que a limitação deve permanecer até que boa parte da doença seja controlada e os casos diminuam drásticamente, ou seja, provavelmente irá se extender até meados de Junho.