A pirataria é um assunto bastante recorrente. A novidade da vez é que o Google assinou um acordo com a indústria do audiovisual na França que tem como meta combater a pirataria no YouTube. Conforme os termos do acordo, o Google irá permitir que uma organização antipirataria fiscalizada pelo governo local possa usar a sua ferramenta de busca e derrubar os conteúdos ilegais na plataforma de vídeos.

Google em combate a pirataria
Google em combate a pirataria

As empresas e pessoas que possuem direitos autorais de determinados vídeos ou músicas no YouTube poderão encontrar publicações pirata de modo mais eficiente do que a própria equipe do Google. Outras organizações regionais já contam com acesso a tal ferramenta no YouTube para que possam colaborar com o Google na derrubada de vídeos que infringem os direitos autorais. Porém, vale ressaltar, esta é a primeira vez que a companhia entrou em um acordo na França.

Através de comunicado, o presidente da ALPA, a organização que será a responsável pela verificação de conteúdo pirata no YouTube na França, Nicolas Seydoux, disse que o acordo "simboliza o colapso de uma barreira de incompreensão" que existia entre a indústria do audiovisual francesa e o Google.

Assim, sendo, os vídeos do YouTube que contam com material protegido por direitos autorais poderão ser removidos de modo mais rápido ou mesmo terem sua renda de publicidade direcionada aos autores originais do material.