A Xiaomi agora tem um roteador com Wi-Fi 7, o BE 3600. Se você está à procura de uma alternativa que seja barata para obter os benefícios do Wi-Fi 7, esta provavelmente será uma das melhores opções, considerando o que já vimos no passado. Note que o Wi-Fi 7 é identificado como sendo o padrão IEEE 802.11be enquanto o Wi-Fi 6 se apresenta com a letra "AX" ao final (IEEE 802.11ax).

Novo roteador da Xiaomi torna o Wi-Fi 7 mais acessível

Xiaomi BE 3600 é o novo roteador com Wi-Fi 7 barato da Xiaomi. Fonte: weibo
Xiaomi BE 3600 é o novo roteador com Wi-Fi 7 barato da Xiaomi. Fonte: weibo

O BE 3600 é o quarto roteador Wi-Fi 7 lançado pela Xiaomi até o momento. Dentre os modelos disponíveis, o BE 3600 é o mais barato e tem como foco o público que não tem poder aquisitivo o suficiente para bancar a compra dos melhores roteadores Wi-Fi 7 do mercado. Porém, isso não quer dizer que o novo roteador da Xiaomi seja ruim, muito pelo contrário.

O Xiaomi BE 3600 possui uma porta de 2,5 Gbps, um processador de quatro núcleos e recursos de conectividade com dispositivos de IoT para ajudar o usuário a gerenciar mais facilmente sua "smart home" ("casa inteligente").

Novo roteador Wi-Fi 7 Xiaomi BE 3600. Fonte: Weibo
Novo roteador Wi-Fi 7 Xiaomi BE 3600. Fonte: Weibo

Lançamento e disponibilidade

O roteador Wi-Fi 7 Xiaomi BE 3600 será anunciado e lançado no dia 30 de janeiro na China. Especula-se que ele chegue custando aproximadamente US$ 43 (299 yuans).

Via

Sobre o Wi-Fi 7

O Wi-Fi 7 é capaz de prover uma transmissão maior de dados em menos tempo e com uma distribuição de dados melhor entre os canais disponíveis. Seus principais recursos e aprimoramentos são:

  • Canais de 320 MHz: Embora o Wi-Fi 6E possua maior número de canais de 160 MHz, permitindo a transmissão de pacotes maiores de dados, o Wi-Fi 7 possui também os canais de 320 MHz. Com isso, é possível transportar uma quantidade de informações consideravelmente maior do que a suportada pelos canais de 160 MHz.
  • QAM 4K: O Wi-Fi 7 permite uma modulação ainda mais avançada chamada QAM 4K. Isso permite que se obtenha uma densidade de dados maior, proporcionando um rendimento e uma capacidade melhor quando comparado aos padrões Wi-Fi anteriores, que utilizam a modulação QAM 1K.
  • MLO (Multi-link Operation): A tecnologia MLO (Multi-Link Operation) permite a conexão simultânea de duas bandas ao mesmo tempo, permitindo que o usuário atinja velocidades mais altas. Ao mesmo tempo, esse recurso proporciona uma confiabilidade maior na transmissão, além de uma latência consideravelmente menor.
  • Multi-RU e punção: O recurso Multi-RU ou Multi-unidades de recursos em conjunto com a funcionalidade de "punção", permite a utilização de o canal grande como, por exemplo, o de 160 MHz como vários canais pequenos. Desta forma, você pode utilizar um único canal de 160 MHz como vários canais de 40 MHz e 80 MHz, por exemplo.