O CyberDog 2 da Xiaomi, um robô em forma de cachorro, foi lançado junto com o MIX Fold 3, o mais novo smartphone dobrável da marca. De acordo com a fabricante chinesa de celulares, a nova geração do CyberDog é menor que a original, que foi lançada em 2021. É interessante notar tambem que a segunda geração do cachorro robô da Xiaomi possui atitudes e movimentos mais realistas.

Segunda geração do robô cachorro da Xiaomi é lançada

Segunda geração do CyberDog da Xiaomi é lançada. Fonte: Xiaomi
Segunda geração do CyberDog da Xiaomi é lançada. Fonte: Xiaomi

O CyberDog 2 foi desenvolvido utilizando servo motores internamente. Com isso, foi possível obter um torque mais forte, obtendo mais velocidade, controle e precisão nos movimentos. No video de demonstração, é possível ver que o cachorro robô se recupera rapidamente de uma queda.

Também foi utilizado IA (inteligência artificial) multimodal para possibilitar a detecção de pessoas passando e tomar decisões rapidamente. Outro ponto interessante é a utilização da técnica de aprendizado por reforço, a Reinforcement Learning, que permite ao robô aprender por si só. Para isso, foi utilizado um processador NX, capaz de executar 21 trilhões de operações por segundo, e dois processadores secundários equipados com coprocessadores duplos, que se juntam para operar múltiplos sensores e câmeras.

Cena com o Xiaomi CyberDog 2. Fonte: Xiaomi
Cena com o Xiaomi CyberDog 2. Fonte: Xiaomi

Abaixo as principais características do Xiaomi CyberDog 2:

  • Cérebro Primário: Processador NX, 21 TOPS
  • Cérebros secundários: coprocessadores duplos
  • Visão: módulo de câmera de profundidade, Intel Realsense D430, IA interativa de 13 MP, câmera RGB: 1 MP, câmera Fisheye: FOV de 146 graus
  • Audição: matriz de 4 microfones, algoritmo de voz Xiaomi AI
  • Toque: Sensor de toque, LiDAR, Sensor acústico, TOF
  • Mobilidade: equilíbrio dinâmico, recuperação de queda, proteção contra queda
  • Contagem de membros: 12
  • Velocidade de corrida: 1,6m/s

Abaixo um vídeo promocional do Xiaomi CyberDog 2:

Lançamento e disponibilidade

O Xiaomi CyberDog 2 já está disponível para compra no site da Xiaomi na China por CNY 12.999 (US$ 1.789). A seguir um vídeo de apresentação do CyberDog 2.

Vídeo incorporado do YouTube