Governo Biden remove Xiaomi da lista negra dos EUA

O governo americano finalmente removeu às sanções comerciais contra a Xiaomi, fabricante chinesa que foi inserida na lista negra dos Estados Unidos pelo ex-presidente Donal Trump.

Xiaomi. (Foto: Divulgação/Xiaomi).
Xiaomi. (Foto: Divulgação/Xiaomi).

O governo dos Estados Unidos removeu às restrições comerciais e econômicas impostas contra a Xiaomi durante a última semana do mandato do ex-presidente Donald Trump, que criou uma série de conflitos com diversas empresas chinesas e desestabilizou o mercado de smartphones após impedir que investidores americanos investissem na empresa, adicionando uma série de restrições comerciais contra a marca.

Lista negra dos Estados Unidos

Em 2020 o governo do ex-presidente Donald Trump adicionou algumas empresas chinesas na lista negra dos Estados Unidos, que consiste em uma série de restrições comerciais e sanções econômicas contra as fabricantes, que ficam impedidas de firmarem parcerias com investidores americanos. Um caso notório sobre as restrições impostas pelo governo são as barreiras impostas contra a Huawei, empresa chinesa que sofreu duramente com às sanções e ficou impedida de utilizar os serviços do Google, sendo obrigada a desenvolver seu próprio sistema operacional.

Trump classificou a Xiaomi como uma "companhia militar comunista chinesa", embora a empresa tenha afirmado categoricamente que "não pertence, não é controlada ou afiliada aos militares chineses e não é uma 'Companhia Militar Comunista da China". A fabricante processou o governo dos Estados Unidos e recebeu nesta semana uma liminar de um juiz distrital solicitando a remoção imediata da empresa da lista negra, informando que a decisão tomada pelo ex-presidente foi "abitrária e caprichosa".

Tudo indica que a situação foi resolvida, visto que o governo não recorreu contra a decisão do juiz. A Xiaomi e o DoD "concordaram que uma ordem final desocupando a designação de 14 de janeiro de 2021 da Xiaomi Corporation como CCMC ... seria apropriada", de acordo com o arquivamento do tribunal. As duas partes agora planejam negociar um pedido desocupando a ação da agência, com uma proposta conjunta esperada antes de 20 de maio.

Fonte

iPhone 11 vs Galaxy S21 - Comparativo

Qual dos dois celulares você deveria levar para casa? Comparamos, assista.

Conteúdo relacionado

10 jogadores de futebol mais seguidos no Instagram em 2021
Instagram

10 jogadores de futebol mais seguidos no Instagram em 2021

O Instagram está entre os aplicativos preferidos do público. E você acompanha futebol? Então, confere aqui quais são os jogadores de futebol mais seguidos no Instagram. A décima colocação tem 43.8 milhões de seguidores!

Nubank lança investimento em renda fixa, ações e dólar em seu app! Entenda!
Bancos Digitais

Nubank lança investimento em renda fixa, ações e dólar em seu app! Entenda!

É anunciado pelo Nubank uma nova funcionalidade em seu app! Conheça os fundos de investimento que permitem a aplicação em renda fixa, ações e até dólar!

Microsoft vende o equivalente a 3 Bethesdas em HoloLens para exército dos EUA
Tecnologia

Microsoft vende o equivalente a 3 Bethesdas em HoloLens para exército dos EUA

Exército dos EUA e Microsoft fazem acordo bilionário para o fornecimento de versões personalizadas do dispositivo de realidade aumentada HoloLens. Confira!