Uma nova patente da Xiaomi foi registrada e ela pode ser considerada, no mínimo, diferente. Buscando entregar um aproveitamento de tela maior que as soluções disponíveis atualmente no mercado, como notch em gota e "furo", a empresa vem considerando a possibilidade de lançar um smartphone com módulo giratório.

Olhando as imagens, podemos notar que, quando o sensor frontal é acionado, o módulo traseiro gira para que a selfie seja capturada, exibindo a lente na parte superior da tela. Levando em consideração que esse componente é capaz de rotacionar em 360º, a câmera também pode ser colocada na lateral do aparelho.

Nova patente da Xiaomi

Fica bem claro que a nova patente da Xiaomi é uma alternativa ao mecanismo retrátil, que pode oferecer esse mesmo aproveitamento, bem como a tecnologia de câmera sob a tela. Recentemente, a Visionox revelou que essa tecnologia já está pronta para produção em massa, mas algumas marcas ainda estão receosas com relação a qualidade das fotos. Isso faz todo o sentido se levarmos em consideração que estamos falando de algo novo no mercado.

Portanto, parece que a patente da fabricante chinesa tem como objetivo trazer uma solução totalmente diferente, mas aparentemente eficaz, entregando um ótimo aproveitamento de tela.

De qualquer forma, vale lembrar que o registro da patente não significa que a Xiaomi realmente lançará um smartphone com módulo giratório em 360 graus, apenas que essa possibilidade vem sendo considerada ao ponto de ser certificada por um órgão regulamentador competente. Teremos que aguardar para sabermos se a ideia sairá do papel e chegará nas mãos dos consumidores.