Sabemos que as fabricantes de smartphones estão sempre buscando soluções para entregar um aproveitamento de tela ainda maior. Já tivemos o notch tradicional, que depois evoluiu para um formato de gota, câmera pop-up e, mais recentemente, o famoso "furo" no display para abrigar o sensor frontal, sendo bastante popular nos aparelhos da Samsung.

No entanto, algumas empresas vem trabalhando em uma solução melhor: câmera sob a tela. Protótipos com essa tecnologia já foram revelados, mas ainda existem problemas graves que impedem à adoção, principalmente o fato do sensor não conseguir capturar muita luz, algo que, naturalmente, resulta em fotos de baixa qualidade.

Agora, parece que a Xiaomi também pretende iniciar o desenvolvimento de uma versão comercialmente viável dessa tecnologia, dado que a empresa registrou uma nova patente no CNIPA (China Intellectual Property Administration) que mostra um smartphone com câmera frontal embutida na tela.

Smartphone da Xiaomi com câmera frontal sob a tela - Imagem: LetsGoDigital
Smartphone da Xiaomi com câmera frontal sob a tela - Imagem: LetsGoDigital

A imagem da patente, que foi compartilhadas pelo pessoal do LetsGoDigital, revela que a fabricante chinesa pode colocar o sensor frontal no canto superior esquerdo ou no centro. O site também divulgou uma renderização 3D deste aparelho, deixando bem claro que ele possui bordas consideravelmente finas e, aparentemente, câmeras traseiras triplas.

De acordo com a descrição encontrada no documento, quando a câmera é ativada, uma pequena área da tela se torna transparente para que seja possível capturar fotos e vídeos, voltando ao "normal" quando o sensor é desativado.

Como foi dito anteriormente, essa tecnologia ainda possui uma série de problemas que dificultam sua implementação no mercado, então se a Xiaomi realmente vem considerando a possibilidade de lançar um smartphone com câmera frontal sob a tela, a empresa vai ter que trabalhar bastante para sanar todos os problemas, algo que pode levar um certo tempo. Embora não tenha sido confirmado, espera-se que a nova tecnologia faça sua estréia na linha Mi 11, que deve ser apresentada no próximo ano.