A atualização do Windows pode demorar muito tempo e aparentemente não há nada que você possa fazer para acelerar o processo. Entretanto, na verdade existe uma forma muito simples de agilizar o download e a instalação de um patch no Windows Update. Um usuário revelou uma maneira tão fácil de melhorar a experiência de atualização do Windows, que houve pessoas que acharam que se tratava de uma brincadeira.

Tente fazer isso para aumentar a velocidade do Windows Update

Tente isso para fazer a atualização do Windows ficar mais rápida. Fonte: Vitor Valeri
Tente isso para fazer a atualização do Windows ficar mais rápida. Fonte: Vitor Valeri

Depois de abrir o aplicativo Configurações, que pode ser acessado através do atalho de teclado "Windows + I", clique em "Atualização e segurança" e selecione o botão para fazer o download da atualização, logo do Windows Update. Feito isso, feche o app Configurações.

Segundo "Albacore" (@thebookisclosed), deixar a janela do Windows Update aberta trará uma demora extra para o processo de instalação da atualização do Windows. O motivo disso é um processo chamado "MoUSO Core Worker Process", responsável por conectar o que está sendo executado pela UI (interface). Com isso, a CPU tem parte de seus recursos consumidos, atrapalhando a agilidade da instalação do update do Windows, principalmente em computadores mais limitados em termos de configurações.

Dica do usuário Albacore para realizar atualizações do Windows de forma mais rápida. Fonte: X (@thebookisclosed)
Dica do usuário Albacore para realizar atualizações do Windows de forma mais rápida. Fonte: X (@thebookisclosed)

Taras Buria, do site NeoWin, realizou testes para comprovar se realmente fechar a janela do aplicativo Configurações durante o processo de atualização do Windows traria alguma melhoria. Os resultados foram positivos, como pode ver na imagem abaixo.

Tempo (em segundos) que o Windows Update demora para instalar uma atualização. Quanto menor, melhor. Fonte: NeoWin
Tempo (em segundos) que o Windows Update demora para instalar uma atualização. Quanto menor, melhor. Fonte: NeoWin

Com a janela do Windows Update aberta, a instalação da atualização do Windows demorou 20 minutos e 59 segundos em média. Já com o aplicativo Configurações fechado, o tempo caiu para 17 minutos e 30 segudnos.

Caso queira verificar a influência do "MoUSO Core Worker Process" na atualização do sistema operacional, basta abrir o gerenciador de tarefas com a janela do app Configurações aberta no Windows Update. Para acessar mais facilmente o Gerenciador de Tarefas, utilize o atalho de teclado "Ctrl + Shift + Esc".

Influência do processo MoUSO Core Worker Process na atualização do Windows. Fonte: NeoWin
Influência do processo "MoUSO Core Worker Process" na atualização do Windows. Fonte: NeoWin

Claro que dependendo da configuração do seu computador, a diferença no tempo de instalação com a janela aberta com a janela fechada pode variar. Entretanto, é um fato que há sim uma influência na agilidade dos processos quando o aplicativo Configurações está aberto durante a atualização do sistema operacional.

Caso você tente fazer o experimento em seu computador, não deixe de comentar abaixo e relatar como foi sua experiência de acordo com o hardware do seu PC em conjunto com determinada versão do Windows.