O Windows 12 aparentemente não será lançado em 2024, de acordo com um documento da Microsoft. Ao invés disso, está sendo preparada uma grande atualização do Windows 11 para o final de 2024 chamada de "Hudson Valley". Ela trará diversos recursos relacionados a IA (inteligência artificial), o que tem sido a grande tendência do mercado no momento em diversos segmentos, e agora também no sistemas de PCs e notebooks.

Microsoft pode não lançar o Windows 12 neste ano

Microsoft pode ter revelado involuntariamente que o Windows 12 não irá chegar em 2024. Fonte: Oficina da Net
Microsoft pode ter revelado involuntariamente que o Windows 12 não irá chegar em 2024. Fonte: Oficina da Net

Notado pela primeira vez pelo site WindowsLatest, um documento de suporte da Microsft confirmou a chegada atualização da versão 24H2 do Windows 11. Na publicação é descrito também sobre a função EnumDeviceDrivers, componente utilizado por desenvolvedores e administradores de sistemas para trabalhar com drivers.

Documento da Microsoft cita o Windows 11 versão 24H2 na página de suporte. Fonte: Microsoft
Documento da Microsoft cita o Windows 11 versão 24H2 na página de suporte. Fonte: Microsoft

Ao analisar outros documentos internos da Microsoft, o Windows Latest relata que a Microsoft planeja lançar o Windows 11 versão 24H2 amplamente no final do terceiro trimestre ou no início do 4º trimestre de 2024. Isso ajuda a confirmar os rumores sobre a grande atualização focada em IA para Windows 11, onde foi dito que ela estava prevista para ser disponibilizada entre setembro e outubro de 2024 e que testes foram realizados internamente.

Microsoft provavelmente manterá o Windows 11 em 2024

Com a publicação da documentação na página de suporte da Microsoft mencionando a versão 24H2 do Windows 11 e os relatos do WindowsLatest sobre os testes internos da grande atualização voltada para IA, acredita-se que o Windows 12 pode não chegar em 2024. Desta forma, o Windows 11 aparentemente continuará sendo o sistema operacional principal da Microsoft neste ano.