O Windows 11 está ganhando grandes melhorias na Ferramenta de Captura (Snipping Tool) e no Bloco de Notas. Dave Grochocki, gerente líder principal do gerenciamento do Programa de aplicativos nativos do Windows, diz que novos recursos para o Bloco de Notas e Ferramenta de Captura estão chegando nos canais Canary e Dev do Windows 11, onde são disponibilizadas atualizações das versões beta do sistema operacional aos participantes do Programa Windows Insider.

Windows 11 ganha grande atualização no Bloco de Notas e na Ferramenta de Captura (Snipping Tool). Fonte: Microsoft
Windows 11 ganha grande atualização no Bloco de Notas e na Ferramenta de Captura (Snipping Tool). Fonte: Microsoft

Quais as novidades da Ferramenta de Captura?

Na atualização 11.2307.44.0, disponibilizada na versão beta do Windows 11 nos canais Dev e Canary, a Ferramenta de Captura (Snipping Tool) ganhou uma barra com os botões de captura de tela e gravação de tela juntos. Desta forma, o usuário poderá utilizar o atalho de teclado "Win + Shift + S" para abrir a barra e optar por salvar uma imagem ou gravar a tela. Também será possível realizar uma gravação de tela através do atalho de teclado "Win + Shift + R" para abrir diretamente nesta função, sem a necessidade de mexer na barra de opções da Ferramenta da Captura.

Gravação de tela da Ferramenta de Captura do Windows 11 ganha opção de áudio. Fonte: Microsoft
Gravação de tela da Ferramenta de Captura do Windows 11 ganha opção de áudio. Fonte: Microsoft

Após escutar os feedbacks dos usuários, a Microsoft está trazendo também a opção de gravação de áudio quando for gravar a tela, além da possibilidade de inserir uma narração com a utilização de um microfone. Caso você tenha diversos dispositivos de gravação, será possível selecionar qual você prefere utilizar antes de começar a gravar.

Quais as novidades do Bloco de Notas?

Com a atualização 11.2307.22.0 do Windows 11, o bloco de notas finalmente irá salvar automaticamente tudo o que for escrito. Desta forma, não haverá problema algum se você fechar acidentalmente a janela, pois ao abrir tudo estará como antes. Todas as guias com o conteúdo escrito serão restauradas com base no que foi feito antes do Bloco de notas ser fechado.

Salvamento automático do Bloco de Notas do Windows 11. Fonte: Microsoft
Salvamento automático do Bloco de Notas do Windows 11. Fonte: Microsoft

É importante notar que a sessão salva no Bloco de Notas não irá influenciar os arquivos que já estão salvos e é possível escolher salvá-la ou descartar as alterações não salvas. Além disso, caso queira, é possível desabilitar o recurso se quiser começar com um documento em branco sempre que abrir o aplicativo.

Como ativar o novo recurso do Bloco de Notas e da Ferramenta de Captura no Windows 11?

Para ativar os novos recursos implementados no Bloco de Notas e na Ferramenta de Captura de Tela no Windows 11, você deve se inscrever no Programa Windows Insider e atualizar ambos através da Microsoft Store e do Windows Update. Entretanto, saiba que há o risco de haver problemas de funcionamento, pois você estará utilizando uma versão de testes (beta) do Windows.

Como se registrar/inscrever no programa Windows Insider

Tempo necessário: 3 minutos

  1. Acesse a página de registro/inscrição do Programa Windows Insider e clique em "entrar agora".

  2. Após fazer o processo de registro no Programa Windows Insider, acesse a página de pré-visualização do Windows.

  3. Escolha o canal Dev (Dev Channel).

O que achou dos novos recursos implementados pela Microsoft nos aplicativos nativos do Windows 11? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!