Problemas na atualização de maio (KB5026372) para Windows 11 estão sendo relatados por usuários. Mesmo com a aplicação de diversas correções, pessoas publicaram no Reddit relatos sobre problemas enfrentados com o novo patch disponibilizado pela Microsoft.

De acordo com as publicações no Reddit, a atualização KB5026372 para Windows 11 versão 22H2 está gerando problemas com conexões VPN, principalmente as VPN L2TP/IPSec. Houve queixas relacionadas à uma diminuição considerável nas velocidades de download e upload, além de dificuldades para baixar arquivos sftp com VPN L2TP/IPsec.

Para tentar resolver o problema nas conexões VPN, os administradores das máquinas tentaram reinstalar a WAN, limpar o DNS, desabilitar o IPv6 e desabilitar o firewall. Entretanto, nenhuma destas ações foi efetiva para solucionar o bug.

Houve também relatos de que a atualização do maio do Windows 11 causou a ativação do BitLocker, fazendo com que ocorresse um loop de reparo automático, obrigado as pessoas a realizar uma reinstalação limpa do Windows. Usuários relataram também um comportamento estranho onde o computador desligava ao invés de reiniciar quando o comando de reiniciar era dado.

Atualização de maio (KB5026372) traz problemas para usuários

Usuários relatam problemas com atualização de maio (KB5026372) para Windows 11. Fonte: Oficina da Net
Usuários relatam problemas com atualização de maio (KB5026372) para Windows 11. Fonte: Oficina da Net

Além dos bugs relacionados à conexão VPN, foi relatado também problemas no aplicativo Segurança do Windows. Devido a um bug no app, diversos avisos de segurança voltaram a aparecer.

O Gerenciador de Tarefas também começou a apresentar problemas, onde o Chrome ou o Edge aparecem ao pesquisar por apps como Roblox e Kapersky. O desempenho do Hub de Comentários está péssimo e apresenta lentidão.

Infelizmente a Microsoft não confirmou ainda o acontecimento dos problemas citados acima. Porém, caso queira se livrar destes bugs, basta remover esta atualização e pausar as atualizações automáticas.

Como corrigir os problemas causados pela atualização KB5026372 no Windows 10

Caso você esteja enfrentando problemas com o funcionamento de seu computador após a atualização KB5026372 ser instalada, há uma única solução para resolver isto. Será necessário desinstalar a atualização. Para isso basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 01: Clique no menu iniciar e selecione o "Windows Update"

Passo 02: Ao acessar a janela do Windows Update, selecione "Exibir histórico de atualizações"

Passo 03: Localize a atualização KB5026372 e clique em desinstalar.

Passo 04: Reinicie o computador.

Pronto, após reiniciar o computador, provavelmente os problemas terão se resolvido.

O que há de novo na atualização de maio (KB5026372) do Windows 11?

A compilação 22621.1702 do Windows 11 versão 22H2 chega através da instalação do patch KB5026372. Ao atualizar, serão aplicadas 20 alterações, onde temos como destaque as seguintes mudanças:

  • Correção de um bug que afetava as políticas assinadas do Windows Defender Application Control (WDAC), que não estavam sendo aplicadas ao Secure Kernel quando o Secure Boot estava ativado.
  • Solução de um problema que causava a visualização de tarefas exibida na área errada ao fechar um jogo em tela cheia usando Win+Tab.
  • Correção de um problema nos logins de PIN do Windows Hello for Business para Serviços de Área de Trabalho Remota, que anteriormente exibiam uma mensagem de erro: "A solicitação não é suportada".
  • Solução de bug no GPResult e no conjunto de políticas resultantes devido a um problema nas políticas de bloqueio de conta do administrador.
  • Correção de um problema que afetava o Unified Write Filter (UWF), onde os dispositivos paravam de responder ao serem desligados usando uma chamada para Windows Management Instrumentation (WMI).
  • Correção de um problema de travamento no Resilient File System (ReFS) que impedia a inicialização correta do sistema operacional.
  • Solução de bugs nos comandos MySQL, que falhavam em contêineres Windows Xenon.
  • Correção de um problema de disponibilidade do ponto de extremidade direto do SMB em sistemas que usam conjuntos de caracteres multibyte.
  • Correção de um bug que acontecia com aplicativos que usam DirectX em drivers gráficos Intel mais antigos, onde anteriormente eles apresentavam um erro de apphelp.dll.
  • Solução um bug no LAPS (Local Administrator Password Solution) que causava falha ao gerenciar a senha local da conta quando estava configurada em circunstâncias específicas.