A atualização de março de 2023 para Windows 10 foi disponibilizada para todos na última terça-feira (16). Assim como os usuários do Windows 11, que atualizaram para o "Moment 2" e tiveram problemas com lentidão nos SSDs, quem utiliza Windows 10 também acabou sendo afetado.

Embora os relatos de problemas parecem não ocorrer em todos os computadores, há relatos dizendo que a atualização não pode ser instalada em algumas máquinas. Por ser uma atualização de segurança obrigatória, ela foi instalada automaticamente em todos os PCs. O grande problema da atualização KB5023696 é o aumento da velocidade do cooler por conta do superaquecimento do notebook.

Atualização de março (KB5023696) para Windows 10 causa BSOD e problemas de desempenho. Fonte: Oficina da Net
Atualização de março (KB5023696) para Windows 10 causa BSOD e problemas de desempenho. Fonte: Oficina da Net

O site WindowsLatest diz que após a atualização KB5023696 para Window 10, usuários relataram estar passando por problemas de desempenho, tela azul e outros.

Dei vários minutos para o sistema estabilizar, mas o ventilador continuou funcionando na potência máxima. A operação do ventilador voltou ao normal depois que eu desinstalei a atualização (portanto, estou de volta à atualização de fevereiro). Estou executando um Dell 5490 AIO com Windows 10 versão 22H2. Entrei em contato com a Dell e a Microsoft sobre isso, mas eles ainda não forneceram nenhuma ideia sobre a causa/solução.

No Hub de Comentários, no Reddit e nos fóruns da Microsoft há relatos de BSOD (Blue Screen of Death ou Tela Azul da Morte) e problemas de desempenho. Um usuário do Hub de Comentários diz:

A instalação parecia prosseguir normalmente, mas logo após pousar na tela inicial, houve um BSOD. O Windows foi reinicializado automaticamente e agora parece estar OK. No entanto, o KB5023696 está listado como sendo instalado com êxito em Atualizações de qualidade. Ainda assim, não está na lista de atualizações de desinstalação.

Solução temporária para resolver o problema causado pela atualização

Caso você esteja enfrentando os problemas acima após a instalação da atualização de março de 2023 para Windows 10, basta desinstalar a atualização. Para isso, siga as etapas:

Passo 01: Acesse o aplicativo "Configurações" selecionando o menu Iniciar e clicando no símbolo de engrenagem.

Passo 02: Selecione "Atualização e segurança".

Passo 03: Clique em "Windows Update" na coluna do lado esquerdo.

Passo 04: Selecione a opção "Exibir histórico de atualizações"

Passo 05: Clique em "Desinstalar atualizações".

Passo 06: Selecione a atualização KB5023696 e clique em desinstalar.

Passo 07: Reinicie o computador.