A atualização KB5022913 para Windows 11 22H2 está causando problemas de inicialização em alguns computadores. De acordo com a Microsoft, o motivo deste bug é a incompatibilidade com certos aplicativos de personalização de interface do usuário que são desenvolvidos por terceiros.

Atualização KB5022913 causando problemas de inicialização

Problemas de inicialização no Windows 11 acontecem após a atualização KB5022913. Fonte: Oficina da Net
Problemas de inicialização no Windows 11 acontecem após a atualização KB5022913. Fonte: Oficina da Net

O patch lançado no final de fevereiro via Windows Update no Windows 11 é classificado como uma atualização opcional, ou seja, ele não será instalado automaticamente, necessitando que o usuário clique no botão "baixar e instalar". O conflito que está havendo após a atualização KB5022913 pode impedir que o Windows seja iniciado corretamente caso o usuário tenha aplicativos de personalização de interface instalados no computador. A Microsoft explica:

Depois de instalar o KB5022913 ou atualizações posteriores, os dispositivos Windows com alguns aplicativos de personalização de interface do usuário de terceiros podem não inicializar.

Esses aplicativos de terceiros podem causar erros com explorer.exe que podem se repetir várias vezes em um loop. Os aplicativos de personalização de interface do usuário de terceiros afetados conhecidos são ExplorerPatcher e StartAllBack.

Esses tipos de aplicativos geralmente usam métodos não suportados para obter sua personalização e, como resultado, podem ter resultados indesejados em seu dispositivo Windows.

Solução recomendada pela Microsoft para o problema

Caso você já tenha instalado a atualização KB5022913 no Windows 11 e esteja sofrendo com problemas de inicialização, a Microsoft recomenda aos usuários remover o aplicativo de personalização de interface do usuário. A empresa diz que esta é uma solução temporária e está investigando o problema para posteriormente oferecer uma atualização.