A atualização KB5017380 para Windows 10 foi disponibilizada no Windows Update pela Microsoft. Trata-se de uma atualização opcional que traz correções de bugs e segurança, além de novos recursos e aprimoramentos. Neste patch temos como destaque a capacidade de fazer login através de RDP utilizando a autenticação do Azure Active Directory (AD) através de chances de segurança locais do Fast Identity Online 2.0 (FIDO2) ou Windows Hello.

É importante lembrar que o Windows Update não irá realizar o download e instalação automaticamente desta vez. Por se tratar de uma atualização opcional, é necessário acessar a seção de "Atualização e Segurança" no aplicativo Configurações para clicar em "baixar e instalar".

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2022-09 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 21H2 parar X64-Sistemas baseados (KB5017380).

Captura de tela da atualização KB5017380 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5017380 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Resumo das alterações feitas pela atualização Windows 10 KB5017380 (Build 19044.2075)

Microsoft disponibiliza nova atualização em setembro de 2022 trazendo FIDO2, mas os problemas de áudio ainda persistem. Fonte: Vitor Valeri
Microsoft disponibiliza nova atualização em setembro de 2022 trazendo FIDO2, mas os problemas de áudio ainda persistem. Fonte: Vitor Valeri

Como foi dito no início, a atualização opcional KB5017380 para Windows 10 tem como destaque a capacidade de fazer login através de RDP utilizando a autenticação do Azure Active Directory (AD) através de chances de segurança locais do Fast Identity Online 2.0 (FIDO2) ou Windows Hello. A Microsoft diz que o novo patch "apresenta a funcionalidade que permite usar a autenticação do Azure Active Directory (AD) para entrar no Windows usando a Área de Trabalho Remota" e que o usuário pode "usar o Windows Hello ou dispositivos de segurança, como chaves Fast Identity Online 2.0 (FIDO2), para entrada remota" e que "isso também permite o uso de diretivas de acesso condicional."

Confira abaixo outros destaques das alterações realizadas na Build 19044.2075 do Windows 10:

  • As configurações de notícias e interesses agora podem ser encontradas em Configurações > Personalização > Barra de tarefas > Notícias e interesses. Caso contrário, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e selecione Configurações da barra de tarefas .
  • Todas as orientações da barra de tarefas agora suportam notícias e interesses. Uma barra de tarefas superior, esquerda ou direita agora possui recursos e configurações muito parecidos com a barra de tarefas horizontal.
  • Resolve um problema que exige que você reinstale um aplicativo caso não tenha obtido o aplicativo na Microsoft Store. Esse problema ocorre após a atualização para o Windows 10 ou um sistema operacional mais recente.
  • Corrige uma rara tela azul da morte que ocorreu após você alterar o modo de exibição enquanto estiver usando mais de um monitor.
  • Resolve um problema que força o recarregamento das guias do modo IE em uma sessão.
  • Resolve um problema que afeta o modo IE depois que você abre um arquivo PDF. Quando você tenta abrir uma página diferente usando a mesma janela do navegador, a página não será aberta nessa janela do navegador.
  • Resolve um problema que afeta o IME japonês da Microsoft quando está ativo e o modo IME está ativado. Quando você usa o teclado numérico para inserir um caractere de traço (-), o IME insere o caractere errado.
  • Resolve um problema que afeta a renderização da caixa de pesquisa. Ele não é renderizado corretamente se você entrar usando o modo Tablet.
  • Resolve um problema conhecido que afeta o horário de verão no Chile. Esse problema pode afetar a hora e as datas usadas para reuniões, aplicativos, tarefas, serviços, transações e muito mais.

Problemas conhecidos da atualização

Segundo a Microsoft, há alguns problemas conhecidos nesta atualização que precisam ser resolvidos em um próximo patch. São eles:

  • Depois de instalar esta atualização, alguns dispositivos Windows podem ter problemas com o áudio não funcionar. Alguns dispositivos Windows afetados podem não ter áudio, mas outros dispositivos Windows afetados podem ter problemas apenas em determinadas portas, determinados dispositivos de áudio ou apenas em determinados aplicativos", diz as notas de versão KB5017380.
  • Os drivers de dispositivos de áudio mais afetados têm a configuração "aprimoramentos de áudio" desabilitada antes de instalar esta atualização ou o driver do dispositivo de som tem problemas com o recurso "aprimoramentos de áudio".

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione "Baixar" nas atualizações disponíveis.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5017380

É possível baixar a atualização KB5017380 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5017380 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1 e 20H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.