Embora a Microsoft esteja ocupada com o desenvolvimento do "One Outlook" ou "Project Monarch" para o Windows 10 e o Windows 11, a empresa não deixou de lado as outras variantes do aplicativo como o PWA (Progressive Web App) de seu aplicativo de e-mail. Na plataforma desenvolvida para a utilização na plataforma Web (através de navegadores como Chrome, Firefox, Edge) o foco é a otimização do desempenho, para que o usuário tenha um desempenho melhor ao utilizar dispositivos de baixo custo para acessar.

Na versão atualizada do Outlook PWA houve várias mudanças de design. Nela a barra de tarefas localizada no topo foi refeita, oferecendo controles adicionais ao acessar o aplicativo dentro do navegador. Mas o mais aguardado mesmo é sem dúvidas o Outlook One.

Outlook One: A versão do app para desktop

O Outlook One promete um desempenho melhor que o aplicativo atual para desktop. A Microsoft disponibilizou o novo app no dia 17 de maio, mas somente para contas do Microsoft 365 que são educacionais e empresariais. Mas agora a desenvolvedora do Windows começou a disponibilizar para contas pessoais, incluindo usuários gratuitos.

Segundo a Microsoft, o suporte a nova versão do Outlook para contas pessoais está disponível para alguns usuários que se inscreveram no programa de testes. Nela é possível utilizar outros serviços de e-mail como, por exemplo, o Gmail e o Yahoo. Uma fonte da Microsoft ainda disse que haverá um lançamento mais amplo daqui a algumas semanas, além de implementar mais recursos até o final de 2022.

Novo aplicativo Outlook One para o Windows 11. Fonte: Microsoft
Novo aplicativo Outlook One para o Windows 11. Fonte: Microsoft

Como você pode observar, o novo app do Outlook se parece muito com o que já temos. Mas é consideravelmente melhor que o app UWP e ainda possui novos recursos como, por exemplo, lembretes de mensagens e uma nova forma de visualizar o calendário.