A atualização de junho do Windows 11 (KB5014697) já está disponível via Windows Update e traz as mesmas melhorias e correções de bug do patch opcional KB5014019, disponibilizado no final de maio de 2022. Neste Patch Tuesday de junho de 2022 temos como destaque o recurso Windows Spotlight, a correção para bug que impedia o brilho da tela de se manter após alterar o modo de exibição e a solução para a lentidão na cópia de arquivos entre unidades de armazenamento.

Como se trata de uma automática, caso você não selecione o botão para baixá-la no Windows Update, o download e instalação serão realizados mais cedo ou mais tarde de forma automática. Então fique atento às mudanças que citaremos abaixo.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5014697

É possível baixar a atualização KB5014697 para Windows 11 (64 bits) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5014697 para a versão do Windows 11 que está no seu computador (21H2, 21H1, 20H2 e 2004).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5014697 (Build 22000.739)

A atualização de junho de 2022 do Windows 11 (KB5014697) traz, de acordo com as notas de lançamento da Microsoft, 35 melhorias e correções aproximadamente, incluindo a solução para um problema que causava na renderização do ícone padrão de Widgets na barra de tarefas.

Além disso, com a instalação do Patch Tuesday de junho de 2022 do Windows 11, você ganhará um recurso chamado "Spotlight". Para aqueles que não conhecem, é uma função que vem do Windows 8 que permite alternar de forma automática o papel de parede da tela de bloqueio (página do login do sistema operacional). Ao ativar o "Spotlight", serão baixados fundos de tela em alta qualidade através do Bing.

Acessando o recurso Spotlight no Windows 11 no aplicativo Configurações.
Acessando o recurso "Spotlight" no Windows 11 no aplicativo "Configurações".

O "Spotlight" foi implementado também na área de trabalho, tornando menos monótona a experiência do usuário. Para habilitar a novidade, basta ir em Configurações > Personalização e selecionar "Spotlight".

De acordo com as notas de alterações do Patch Tuesday de junho, a atualização KB5014697 também está corrigindo um bug que impedia de focar a caixa de pesquisa (Windows Search) de forma automática ao clicar no menu iniciar e começar a digitar.

Confira abaixo outras correções trazidas pela atualização KB5014697 do Windows 11.

  • Correção de um problema em que searchindexer.exe poderia afetar formas no Microsoft Visio.
  • Correção de um problema em que adicionar um usuário, grupo ou computador confiável poderia resultar na mensagem de erro "O objeto selecionado não corresponde ao tipo de origem de destino".
  • Correção de um problema que poderia afetar o brilho das telas após você alterar o modo de exibição.
  • Correção de um problema que travava aplicativos usando d3d9.dll com determinadas placas gráficas.
  • Correção de um problema que fazia com que alguns usuários vissem uma tela preta.
  • Correção de um problema que causava falhas de impressão.

Houve também aprimoramentos com o Windows 11 Build 22000.739 como, por exemplo, a animação de Widgets quando você clica ou toca neles.