A atualização KB5014019 para Windows 11 foi disponibilizada nesta semana. Trata-se de uma atualização opcional, ou seja, ela não será instalada automaticamente pelo Windows Update, dando a opção ao usuário de instalá-la ou não. As alterações feitas por esse patch serão aplicadas pelo Patch Tuesday de junho, mas se você estiver passando por algum dos problemas que este update corrige, o ideal é realizar o download e instalação agora.

O Windows 11 Build 22000.708 traz um novo recurso Spotlight além de trazer correções para bugs críticos como, por exemplo, o que causa o travamento de aplicativos. Houve a implementação de uma solução para um problema que atingia apps baseados no .NET Framework 3.5 que fazia com que os programas tivessem um mau funcionamento. Além disso, houve a correção para um problema que causava lentidão na cópia de arquivos entre unidades.

Considere a instalação da atualização KB5014019 para Windows 11 somente se você for um usuário entusiasta ou se sua máquina corporativa (utilizada em empresas) estiver com um erro que precisa ser corrigido com urgência. Pensando nisso, é importante analisar quais foram as correções feitas como, por exemplo, as citadas acima. Confira abaixo o restante das alterações realizadas neste patch disponibilizado pela Microsoft.

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 11, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5014019

É possível baixar a atualização KB5014019 para Windows 11 (64 bits) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5014019 para a versão do Windows 11 que está no seu computador (21H2, 21H1, 20H2 e 2004).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 11.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 11 KB5014019 (Build 22000.708)

A atualização KB5014019 do Windows 11 traz um novo recurso chamado "Spotlight". Para aqueles que não conhecem, é uma função que vem do Windows 8 que permite alternar de forma automática o papel de parede da tela de bloqueio (página do login do sistema operacional).

Ao ativar o Spotlight, serão baixados fundos de tela em alta qualidade através do Bing. O mesmo recurso está sendo trazido para a área de trabalho, tornando menos monótona a experiência do usuário. Para habilitar a novidade, basta ir em Configurações > Personalização e selecionar "Spotlight".

Acessando o recurso Spotlight no Windows 11 no aplicativo Configurações.
Acessando o recurso "Spotlight" no Windows 11 no aplicativo "Configurações".

Além da chegada do novo recurso citado acima, houve também correções de diversos bugs críticos, incluindo um erro que causava o travamento de aplicativos. Além disso, foi solucionado um bug que fazia com que a cópia de arquivos entre unidades ficasse mais lenta do que o normal.

A falha de apps foi um dos focos do patch opcional e ele realiza correções para solucionar um problema relacionado aos programas baseados em .NET Framework 3.5. Também foram abordados os bugs de tela preta, login, entre outros erros. Confira abaixo a lista completa de correções e melhorias da atualização KB5014019 para Windows 11.

  • Correção de um problema em que searchindexer.exe poderia afetar formas no Microsoft Visio.
  • Correção de um problema em que adicionar um usuário, grupo ou computador confiável poderia resultar na mensagem de erro "O objeto selecionado não corresponde ao tipo de origem de destino".
  • Correção de um problema que poderia afetar o brilho das telas após você alterar o modo de exibição.
  • Correção de um problema que travava aplicativos usando d3d9.dll com determinadas placas gráficas.
  • Correção de um problema que fazia com que alguns usuários vissem uma tela preta.
  • Correção de um problema que causava falhas de impressão.

Houve também aprimoramentos com o Windows 11 Build 22000.708 como, por exemplo, a animação de Widgets quando você clica ou toca neles. Além disso, o Windows Search está recebendo diversas correções para o devido funcionamento.