A atualização KB5011543 para Windows 10 foi disponibilizada pela Microsoft na última terça-feira (22). Trata-se de uma atualização opcional, ou seja, ela não será instalada automaticamente em seu computador a não ser que você clique em "baixar e instalar" no Windows Update. Neste patch há diversas melhorias e correções, com destaque para um erro no emparelhamento de dispositivos Bluetooth, um recurso chamado "destaques de pesquisa", entre outros.

É importante lembrar que estas correções e melhorias serão implementadas na atualização de abril de 2022 no Patch Tuesday. Caso você esteja enfrentando um problema crítico, é indicado aplicar esta atualização. Entretanto, se não houver nenhum bug crítico, não é necessário ter pressa em aplicar o novo patch. Embora seja uma atualização opcional, a KB5011543 é um update que pode ser considerado mais seguro que as compilações de visualização (preview) oferecidas nos canais Dev ou Beta do Windows 10.

Note que ao contrário das atualizações do Patch Tuesday, os patchs de atualização de visualização (preview) "C" são posicionais e não possuem updates de segurança. Após instalar a atualização KB5011543, Windows 10 versão 20H2 irá avançar para a Build 19042.1620, enquanto a versão 21H1 do Windows 10 irá atualizar para a Build 19043.1620. Caso você possua o Windows 10 versão 21H2, a Build 19044.1620 será exibida nas configurações do sistema operacional.

Caso você procure por atualizações no Windows Update hoje, será exibido o seguinte patch:

2022-03 Visualização de Atualização Cumulativa para Windows 10 Version 21H2 parar X64-Sistemas baseados (KB5011543)

Captura de tela da atualização KB5011543 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri
Captura de tela da atualização KB5011543 do Windows 10 versão 21H2. Fonte: Vitor Valeri

Como baixar a atualização agora

Para obter as melhorias de desempenho proporcionadas pela nova atualização do Windows 10, siga os passos:

Passo 01: Clique na bandeira do Windows embaixo no canto esquerdo para abrir o menu iniciar.

Passo 02: Selecione o símbolo de engrenagem no canto esquerdo embaixo da coluna.

Passo 03: Role a tela para baixo e selecione "atualização e segurança".

Passo 04: Selecione "verificar se há atualizações".

Passo 05: Selecione em "Baixar e instalar" nas atualizações.

Baixe e instale manualmente a atualização KB5011543

É possível baixar a atualização KB5011543 para Windows 10 (64 bits e 32 bits x86) manualmente aqui. Após acessar a página do catálogo do Microsoft Update, siga o passo a passo abaixo.

Passo 01: Ao acessar o catálogo do Microsoft Update, haverá várias atualizações disponíveis. Você deverá localizar o patch compatível com a atualização KB5011543 para a versão do Windows 10 que está no seu computador (21H2, 21H1 e 20H2).

Passo 02: Selecione o botão "transferir" ao lado da versão que deseja baixar do Windows 10.

Passo 03: Clique com o botão direito no link e selecione "salvar como" para começar o download.

Resumo das atualizações da atualização Windows 10 KB5011543 (Build 19044.1620)

Com a atualização KB5011543 para Windows 10, a Microsoft está implementando um novo recurso chamado "Pesquisar destaques" (Search highlights). Através do buscador Bing, a ferramenta exibe artigos sobre eventos importantes do dia. A desenvolvedora do Windows diz:

Os destaques da pesquisa apresentarão momentos notáveis e interessantes do que há de especial em cada dia, como feriados, aniversários e outros momentos educacionais em tempo global e em sua região. Para ver mais detalhes rapidamente, passe o mouse, clique ou toque na ilustração na caixa de pesquisa.

No caso de clientes corporativos (empresas) do Windows 10, haverá a exibição das últimas notícias relacionadas a sua organização, incluindo pessoas e arquivos sugeridos. De acordo com a Microsoft, o "Destaques de pesquisa" será disponibilizado para alguns usuários do sistema operacional nas próximas semanas e terá ampla disponibilidade nos próximos meses. Caso você não goste desta nova funcionalidade, saiba que é possível desativá-la.

Na Build 19044.1620 a Microsoft diz que corrigiu um bug que causava uma mensagem de erro com tela azul quando dispositivos Bluetooth eram emparelhados. O problema ocorria quando determinadas políticas do provedor de serviços de configuração (CSP) estavam ativas, afetando o perfil (profile) Bluetooth A2DP (responsável pela transmissão de som no Bluetooth).

Confira abaixo outros bugs que foram corrigidos e melhorias que foram trazidas na atualização KB5011543:

  • Novo recurso de alterar a cor dos botões do sistema para identificar cenários críticos e de sucesso com mais facilidade para aplicativos que enviam notificações usando notificações do Windows no sistema operacional. Esse recurso também torna as notificações mais compactas visualmente.
  • Novo recurso que expande as três principais notificações de um aplicativo por padrão na Central de Ações para aplicativos que enviam notificações usando notificações do Windows no sistema operacional. Essa função faz com que sejam exibidas simultaneamente várias notificações com as quais você pode interagir.
  • Correção de um problema que causa searchindexer . exe para parar de responder durante uma operação de desmontagem no ambiente de configuração da Área de Trabalho Remota.
  • Correção de um problema que afeta searchindexer . exe e impede que a pesquisa offline do Microsoft Outlook retorne e-mails recentes.
  • Correção de um problema que pode desativar o Windows quando você altera a versão do National Language Support (NLS) de 6.3 para 6.2.
  • Correção de um problema em que os navegadores modernos não renderizam corretamente o HTML gerado por gpresult/h .
  • Correção de um problema que causa uma exceção de "Acesso negado" para um arquivo durante um teste do PowerShell para AppLocker.
  • Correção de um problema que pode fazer com que o Serviço de Diretiva de Grupo pare de processar informações de telemetria para Preferências do Registro de Diretiva de Grupo.
  • Correção de um problema que pode impedir que uma política de resolução de consulta do servidor DNS funcione conforme o esperado quando você especifica um nome de domínio totalmente qualificado (FQDN) e condições de sub-rede.
  • Correção de um vazamento de heap no PacRequestorEnforcement que degrada o desempenho de um controlador de domínio.
  • Correção de um problema que afeta o proxy do centro de distribuição de chaves (KDC). O proxy KDC não pode obter tíquetes Kerberos corretamente para entrar no Key Trust Windows Hello for Business.
  • Adição de suporte para cenários de passagem de conta da Microsoft (MSA) no Gerenciador de contas da Web (WAM) do Azure Active Directory (AAD).
  • Correção de um problema que registra a ID de evento 37 durante determinados cenários de alteração de senha, incluindo alterações de senha de objeto de nome de cluster de failover (CNO) ou objeto de computador virtual (VCO).
  • Correção de um problema que pode adicionar inadvertidamente um protetor do Trusted Platform Module (TPM) ao usar a política de habilitação do BitLocker Silencioso.
  • Correção de um problema que impede que a caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário (UAC) mostre corretamente o aplicativo que está solicitando privilégios elevados.
  • Correção de um problema que faz com que o comando Move-ADObject falhe quando você move contas de computador entre domínios. A mensagem de erro é "Foram especificados vários valores para um atributo que pode ter apenas um valor".
  • Correção de um problema que impede que o Evento 4739 exiba os novos valores de determinados atributos após uma alteração de política.
  • Correção de um problema que impede que usuários de dispositivos Android entrem em alguns aplicativos da Microsoft, como o Microsoft Outlook ou o Microsoft Teams. Esse problema ocorre após a substituição de certificados de assinatura e descriptografia de token, redefinindo a senha de um usuário ou quando um administrador revogou os tokens de atualização.
  • Correção de um problema que pode fazer com que o ingresso no domínio falhe em ambientes que usam nomes de host DNS separados.
  • Correção de um problema que impede que o botão Voltar da janela de credenciais, onde você entra, fique visível no modo preto de alto contraste.
  • Correção de um problema que impede você de acessar compartilhamentos SMB (Server Message Block) usando um endereço IP quando a proteção SMB está habilitada.
  • Correção de um problema que ocorre quando os valores do Best Practices Analyzer (BPA) para SMB não foram atualizados para plataformas mais recentes.
  • Correção de um problema que causa o erro de parada 0x1E no servidor SMB ( srv2.sys ).
  • Correção de um problema que causa uma incompatibilidade entre os nomes de domínio NetBIOS e DNS do Active Directory quando você cria um cluster.
  • Correção de um problema que faz com que o redirecionador do Network File System (NFS) pare de funcionar (erro 0x50) quando você converte um arquivo de texto em um PDF.