Nesta semana a Microsoft começou a disponibilizar de forma ampla a nova interface de usuário do Office. O novo design foi anunciado no início deste ano e começou a ser testado entre julho e agosto. A nova interface do Office 365 segue as mudanças visuais do Windows 11, apresentando cantos arredondados na barra de funções do Word, Excel e PowerPoint. Além disso, o pacote de programas irá seguir a aparência escura ou clara que o usuário definiu no Windows.

É possível desativar a nova aparência do Office 365

Caso você não goste da nova aparência do Office 365, é possível desativá-la clicando no ícone de megafone localizado em cima no canto direito. O botão já está disponível para todos os usuários do Windows 11 e Windows 10.

Botão de megafone no Microsoft Word. Fonte: Vitor Valeri
Botão de megafone no Microsoft Word. Fonte: Vitor Valeri

Mudança para uma barra de comando ao invés da faixa (menu) de opções

A Microsoft pretende mudar a faixa (menu) de opções para uma única barra de comando. Acredita-se que esta mudança ocorra primeiro nas plataformas web e mobile do Office. Em 2020 a Microsoft disse que esta mudança iria levar um ou dois anos para serem implementadas.

Fluid Office finalmente chega através do Microsoft Teams

No meio desse ano a Microsoft anunciou a chegada do Fluid Office ao Teams. Trata-se de uma estrutura feita por blocos de conteúdo que são independentes e possuem a capacidade de ser um conteúdo colaborativo, sendo possível compartilhá-los, copiá-los e colá-los em qualquer lugar. Ao invés de usar tabelas, gráficos e listas estáticas e vinculadas a arquivos de documentos específicos, as criações no Fluid são criações colaborativas que podem ser utilizadas em diferentes programas.