A Microsoft anunciou sua nova versão do Office vitalícia deste ano, o Office 2021. Através do canal "Microsoft Office Long Term Servicing Channel" (LTSC), os usuários comerciais e governamentais já podem obter o Office 2021, que não necessita de assinatura anual como o Microsoft 365 (Office 365).

O Office LTSC foi desenvolvido pensando em empresas e fábricas que, devido aos processos realizados, não podem alterar mensalmente os programas (Word, Excel, PowerPoint, etc). Por conta disso o Office 2021 não oferece recursos alimentados por IA (inteligência artificial), algo que o Microsoft 365 (Office 365) possui, além de não contar com novas funcionalidades.

Suporte de 5 anos

Segundo a Microsoft, o Office LTSC (Office 2021) terá o suporte da empresa por 5 anos. Ou seja, a desenvolvedora do Windows irá oferecer suporte ao Office 2021 até 2026. Evidentemente serão disponibilizadas outras versões vitalícias pela Microsoft ao longo dos próximos anos.

Quais as novidades no Office 2021 para uso residencial e empresarial?

De acordo com a Microsoft, o Office 2021 para consumidores comuns será semelhante ao voltado para empresas e oferece também a função de bloqueio de atualizações. Confira abaixo quais são os novos recursos que estão presentes no Office 2021:

  • Foco em linha - semelhante a um modo de leitura para remover a distração e percorrer os documentos do Word linha por linha.
  • Função XLOOKUP - ajuda a encontrar coisas em uma tabela ou intervalo por linha em uma planilha do Excel.
  • Suporte a matriz dinâmica - novas funções no Excel que usam matrizes dinâmicas.
  • Modo escuro - todos os aplicativos do Office incluirão suporte para o modo escuro.
Modo escuro no Office 2021. Fonte: Microsoft
Modo escuro no Office 2021. Fonte: Microsoft

Lançamento, preço e disponibilidade

O Office 2021 será disponibilizado no dia 5 de outubro de 2021, no mesmo dia do lançamento do Windows 11 (versão estável). A Microsoft ainda não revelou os preços que serão cobrados por seu pacote de programas de produtividade vitalício (sem assinatura).