Hoje foi iniciada a fase de testes do novo design do Office, famoso pacote de programas de produtividade da Microsoft. A chegada da nova interface foi anunciada no final do ano passado, antes mesmo de revelar o Windows 11, que vem com um design combinando. Os participantes do Office Insider já podem acessar a nova UI para testar antes de todos os usuários do Microsoft 365 terem acesso ainda neste ano de 2021.

O que se nota logo de cara ao ver as imagens do novo design do Office é as bordas arredondadas, com ajustes sutil no botão do Word, Excel, PowerPoint e Outlook. Anteriormente a Microsoft chegou a fazer mudanças mais radicais na interface de usuário do Office.

Microsoft Office tem nova interface liberada para Insiders

Imagem ilustrativa da nova interface do Microsoft 365. Fonte: Microsoft
Imagem ilustrativa da nova interface do Microsoft 365. Fonte: Microsoft

A Microsoft está trazendo mudanças graduais ao invés de abandonar totalmente a faixa de opções. Os desenvolvedores ainda estão trabalhando com um comando adaptável que irá substituir a faixa de opções do Office por uma barra de ferramenta que irá ficar flutuando ao lado das ações que está realizando nos documentos.

Acredita-se que as mudanças citadas acima possam aparecer primeiro na versão web e mobile do Office antes que haja grandes mudanças nos programas para desktop. Em 2020 a Microsoft chegou a falar que essas mudanças podem demorar um ou 2 anos para serem implementadas. Com o Windows 11 chegando, estamos começando a ver as primeiras alterações.

Lançamento e disponibilidade

A nova interface do Microsoft Office já está disponível para Windows 10 e Windows 11 para os participantes do programa Office Insider. Através do canal beta nas configurações do Office, é possível receber a nova atualização. Após aplicar o update, saiba que será possível ativar e desativar a nova interface.