No início de 2020, a Microsoft apresentou a Fluid Framework, uma interface que permite criações colaborativas, onde é possível trocar dados entre diferentes programas como, por exemplo, tabelas ou gráficos. Através deste sistema, é possível atualizar documentos online em tempo real, facilitando assim o trabalho em equipe, não importa onde você esteja. Agora, a desenvolvedora do Windows está trazendo o Microsoft Loop, um novo aplicativo do Office que trará uma dinâmica ainda maior no Fluid para realizar trabalhos em equipe.

Conheça o Microsoft Loop, o novo app do Office

A ideia do Microsoft Loop é ser uma plataforma sem identidade que irá aceitar qualquer elemento dos programas do Office, seja do Excel, do Word ou do PowerPoint. Imagine uma tabela, texto ou gráfico como algo que não pertencesse a nenhum programa ou formato de arquivo. Isso é o que a Microsoft chama de "atomic units of productivity" (unidades atômicas de produtividade), também conhecidas como Loop Components. O usuário pode abrir então uma "Loop Page" (segunda imagem abaixo), um novo tipo de documento, que irá reunir todos os arquivos e links de outros programas.

Atomic units of productivity (unidades atômicas de produtividade), também conhecidas como Loop Components. Fonte: Microsoft
"Atomic units of productivity" (unidades atômicas de produtividade), também conhecidas como Loop Components. Fonte: Microsoft
Loop page - Ambiente online para trabalho colaborativo. Fonte: Microsoft
Loop page - Ambiente online para trabalho colaborativo. Fonte: Microsoft

O Loop Workspaces

Aliado a ideia do Fluid Framework e do Microsoft Loop, o Loop Workspaces é um ambiente criado para facilitar a visualização de informações relacionadas a projetos específicos. De acordo com a Microsoft, "os ‘Workspaces’ (espaços de trabalho) tornam mais fácil para você acompanhar o que todos estão fazendo, reagir às ideias dos outros ou acompanhar o progresso em direção a metas compartilhadas."

Loop Workspaces. Fonte: Microsoft
Loop Workspaces. Fonte: Microsoft

Lançamento e disponibilidade

Segundo as informações disponibilizadas, aplicativos como o Teams, o Outlook, o OneNote e outros apps do Microsoft 365 deverão ganhar ainda neste mês (novembro) os "Loop components". A Microsoft ainda disse que compartilhará mais informações sobre o Loop nos próximos meses.