Embora o Windows 11 seja disponibilizado ao público em sua versão estável ainda neste ano, há quem queira permanecer no Windows 10 por mais um tempo. A próxima atualização de recursos a ser disponibilizada pela Microsoft será a de outubro de 2021, que traz o Windows versão "21H2".

Uma das principais razões pela qual muitos irão querer atualizar para o Windows 10 versão 21H2 é a preparação para o Windows 11. O motivo disso são drivers, mal funcionamento de programas, funcionalidades ausentes, entre outras coisas.

Além da justificativa mencionada acima, há também o fato de que existem diversas máquinas que não são qualificadas para instalar o Windows 11. Se for o seu caso, ainda terá aproximadamente quatro anos para decidir o que fazer (tempo que irá demorar para o Windows 10 ter o suporte encerrado).

Participantes do Programa Windows Insider já tem acesso ao Windows 21H2

Quem é inscrito no programa Windows Insider já pode atualizar o sistema operacional para o Windows 10 versão 21H2. Ao fazer isso, o usuário irá avançar para a Build 19044.1147 através da atualização KB5004296. Confira abaixo o que há de novo nesta atualização.

Resumo do que há de novo na atualização de visualização do Windows 10 versão 21H2

Na versão 21H2 do Windows 10 houve diversas melhorias como, por exemplo, o suporte aos padrões WPA3 H2E para aprimorar a segurança da conexão sem fio (Wi-fi). O nome H2E significa Hash-to-Element e possui as seguintes vantagens de segurança:

  • Proteção contra-ataques de canal lateral
  • Reduz os vetores de ataque de canal lateral em potencial.
  • Melhorias gerais de segurança.

Além das novidades citadas acima, a Microsoft adicionou o suporte para implantação simplificada sem senha no Windows Hello para empresas.

Computação de GPU em WSL para Windows 10 21H2

Na versão 21H2 do Windows 10 a Microsoft está implementando o suporte para computação de GPU no Windows Subsystem for Linux (WSL). Isso poderá fazer com que haja um aumento de performance dos containers WSL, facilitando para os desenvolvedores utilizar o machine learning e data science.

É importante salientar que a computação de GPU em WSL tem como pré-requisito uma GPU da NVIDIA ou AMD com suporte ao DirectX 12. Além disso, o Windows 10 WSL também suportará o comando de instalação do WSL e houve um aprimoramento no processo de atualização para uma implantação mais rápida.

Ciclo de suporte para o Windows 10

De acordo com a Microsoft, o Windows 10 21H2 faz parte do Canal de Manutenção de Longo Prazo e terá suporte para clientes LTSC até 2026 pelo menos. Já para as versões Home e Pro do Windows, o suporte é de 18 meses (os clientes da Educação e Empresa são 30 meses de suporte).

As edições do Windows Pro e Home tem suporte oficial até outubro de 2025, ou seja, é provável que a Microsoft lance mais atualizações de recursos nos próximos anos. É importante lembrar que a Microsoft continuará a trabalhar na atualização de outubro de 2021 para Windows 10. Consequentemente, até a versão final desse update ser disponibilizada, poderá surgir mais novidades com recursos interessantes nesse patch.