Oficina da Net Logo

Os melhores softwares para fazer uma limpeza de arquivos duplicados no Windows

Se você está notando seu computador cheio de arquivos pesados ou duplicados, confira essas ferramentas e faça a limpeza necessária.

Por | @oficinadanet Windows Pular para comentários

Existem várias formas de economizar espaço em suas unidades de armazenamento, e uma delas é excluir os arquivos duplicados do seu sistema. Isso pode facilmente resultar em uma limpeza que seja similarmente grande, se forem encontrados muitos arquivos ou alguns arquivos grandes.

Infelizmente, o próprio Windows não facilita lidar com arquivos duplicados. Embora haja muitas opções para realizar esse tipo de tarefa com arquivos em lotes, presumimos que a maioria das pessoas prefere algo que não envolva um prompt de comando.

Sem instalar softwares de terceiros, sua única opção é executar uma pesquisa por um arquivo específico através do Windows Explorer, e excluir manualmente as duplicatas que aparecem. Isso não é útil, claro, se você não souber quais arquivos têm duplicatas.

Leia também: 5 Ações para dispensar o uso do CCleaner Leia em destaque: Como desbloquear o Windows quando você esquece a senha?.

Softwares para limpar arquivos duplicados no Windows

Total Commander

Algumas pessoas que utlilizam o Explorador de Arquivos Total Commander provavelmente já sabem que ela inclui a capacidade de procurar por arquivos duplicados, dentre as dezenas de outros recursos que ele fornece sobre o Windows.

CCleaner 

Se você preferir não adicionar nenhum software adicional de terceiros ao seu sistema, ou ter que aprender usar um novo explorador de arquivos, vale a pena mencionar que o CCleaner  possui um localizador de arquivos duplicados (Ferramentas > Localizador de Duplicados) que na maioria das vezes vai solucionar o seu problema.

CloneSpy

O CloneSpy tem uma interface leve e livre de bagunça - embora esteja esteticamente desatualizada, mas exibe opções suficientes por padrão. Ele também é gratuito (para sempre) e pode ser executado no modo "portátil", sem ser totalmente instalado, embora você precise passar pelo processo de instalação para obter a pasta portátil.

Duplicate Cleaner (15 dias de teste)

O Duplicate Cleaner é bastante popular, possui vários recursos e exibe-os em uma interface moderna, que responde bem e se adapta bem a um DPI do Windows personalizado. 

Se você planeja executar apenas algumas varreduras rápidas e depois desinstalá-lo, o software oferece uma avaliação de 15 dias grátis, mas custa US$ 29,95 por uma licença vitalícia.

Auslogics Duplicate File Finder

Embora você tenha que desmarcar o crapware durante sua instalação, o Auslogics Duplicate File Finder é gratuito e possui uma interface moderna, além de guiar o usuário pelo processo de varredura, com uma série de prompts ao invés de abrir um painel cheio de opções.

Dupscout

O DupScout parece ser uma boa alternativa ao CloneSpy, se não se importar em ter uma instalação portátil e ainda assim desejar uma interface relativamente limpa, que não seja tão datada ou estéril (adicione um perfil à esquerda para começar).

Softwares para limpar arquivos pesados no Windows

 

Não liberou tanto espaço quanto você pensou? Tente procurar arquivos grandes com uma dessas ferramentas de visualização de unidade.

SpaceSniffer

O SpaceSniffer é um software livre, e uma ferramenta portátil que permite entender como as pastas e arquivos são estruturados em seus discos. Usando um layout de visualização de "Treemap", você tem uma percepção imediata de onde as grandes pastas e arquivos são colocados em seus dispositivos. O conceito Treemap foi inventado pelo Prof. Ben Shneiderman, que gentilmente permitiu o uso de seu conceito nesta ferramenta.

WinDirStat

Este software mostra o que está ocupando o seu espaço em disco e ajuda a limpá-lo. Na inicialização, ele lê toda a árvore de diretórios e a apresenta em três visualizações úteis:

  • A lista de diretórios, que se assemelha a exibição em árvore do Windows Explorer, mas é classificada por tamanho de arquivo / subárvore,
  • O treemap, que mostra todo o conteúdo da árvore de diretórios imediatamente,
  • A lista de extensões, que serve como uma legenda e mostra estatísticas sobre os tipos de arquivo.

O treemap representa cada arquivo como um retângulo colorido, cuja área é proporcional ao tamanho do arquivo. Os retângulos são organizados de tal forma que os diretórios criam novamente retângulos, que contêm todos os seus arquivos e subdiretórios. Portanto, a área deles é proporcional ao tamanho das subárvores. A cor de um retângulo indica o tipo do arquivo, conforme mostrado na lista de extensões. O sombreamento da almofada também traz a estrutura de diretórios.

TreeSize Free

Todo disco rígido se torna pequeno com o passar do tempo. O TreeSize Free informa onde o precioso espaço foi destinado, e pode ser iniciado a partir do menu de contexto de uma pasta ou unidade, mostrando o tamanho dessa pasta, incluindo suas subpastas. Cada pasta pode ser expandida no estilo do Windows Explorer, para ver o tamanho de suas subpastas. A digitalização é feita em um thread, para que você já possa ver os resultados enquanto o TreeSize está funcionando. O espaço desperdiçado pelo sistema de arquivos pode ser exibido, e os resultados podem ser impressos em um relatório.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

Comentários
Carregar comentários