Os arquivos ZIP podem ser a maneira mais comum e conveniente de armazenar e enviar vários arquivos, com tamanho reduzido. O formato de arquivo ZIP é usado por praticamente todos os usuários on-line. Sendo esse o caso, há uma boa chance de você eventualmente encontrar um arquivo ZIP corrompido, até porque apenas um único bit corrompido em um arquivo, dentre dezenas de arquivos lá dentro, pode impedir que o software abra ou extraia seu conteúdo.

Porque o arquivo ZIP foi corrompido?

Arquivos corrompidos podem resultar de uma variedade de problemas, incluindo setores de unidade defeituosa, malware, um download incompleto ou transferência, como durante uma queda em sua conexão, ou qualquer outra interrupção súbita, como uma falha de energia ou um desligamento inadequado ao trabalhar com o arquivo ZIP .

Um arquivo ZIP corrompido pode ser aberto para você de qualquer maneira, mas alguns dos arquivos originais podem estar faltando, e a tentativa de abrir ZIPs danificados normalmente faz com que o Windows acuse o seguinte erro:

"O Windows não pode abrir a pasta. A pasta Compactada (zipada) 'C://Users/NOME DO ARQUIVO.zip' é inválida"

WinRAR fornece uma ferramenta de reparo integrada para arquivos ZIP danificados. Abra o arquivo e vá em Ferramentas > Reparar arquivo. O WinRAR geralmente consegue recuperar boa parte dos arquivos de um ZIP corrompido com esse recurso. No entanto, o software só é gratuito por 40 dias, após o qual uma licença para continuar usando o software custará cerca de R$ 140,00.

Softwares similares e gratuítos como o WinZip e o 7-Zip não parecem ter ferramentas de reparo integradas, mas as empresas oferecem páginas de informações sobre arquivos ZIP corruptos.

Ferramentas para recuperar um arquivo ZIP corrompido

DiskInternals Zip Repair

Grátis para baixar, esse é um bom sotfware para recuperar arquivos corrompidos no formato ZIP. Ele é dedicado para reparar este formato de arquivo, por isso tem menos confusão para navegar do que o WinRAR, e é iniciado com um prompt no estilo do assistente, em vez de você ter que usar um menu.

Zip2Fix

A interface espartana tem ainda menos cliques envolvidos do que DiskInternals. Você abre o ZIP corrompido e o software automaticamente inicia seu processo, enviando todos os arquivos recuperados para o diretório de origem sem perguntar nada. Ele funciona tão bem quanto o DiskInternals.

Ferramentas para recuperar arquivos ZIP corrompidos pagas

 

Há outras ferramentas licenciadas e dedicadas a recuperar arquivos corrompidos, mas não são gratuítas.

DataNumen Archive Repair

A taxa de recuperação de arquivos corrompidos com esta ferramenta é alta, mas é necessário pagar uma taxa de licença. Dito isso, sua interface parece menos polida do que DiskInternals ou Zip2Fix, que são gratuitos e tem boas taxas de sucesso. 

Yodot ZIP Repair

Sua interface é pesada se comparado ao DiskInternals Zip Repair, e ele bloqueia seus arquivos, sendo necessário pagar uma taxa para recuperá-los, assim como o Aryson Zip Repair Software e o Zip Recovery Toolbox.

Bônus...

A única outra razão pela qual você pode não conseguir abrir um arquivo ZIP é devido a uma senha esquecida. Vale ressaltar que, embora o ZIP Recovery Toolbox e alguns dos outros utilitários mencionados acima processem arquivos protegidos por senha, eles ainda exigirão que você forneça a senha para concluir a recuperação.

No entanto, se você esqueceu sua senha, também há utilitários especificamente para esse problema. O iSeePassword é capaz de recuperar senhas, mas tem um custo. 

E então, conseguiu recuperar seus arquivos ZIP corrompidos com algum desses softwares? Conte para a gente nos comentários!