Quando o Meta adquiriu o WhatsApp, a pergunta na mente de todos era se a empresa iria buscar lucrar com esse aplicativo de mensagens multiplataforma usado por bilhões de pessoas ao redor do mundo. Não é possível passar mais do que alguns segundos usando os apps da Meta como o Facebook e o Instagram sem encontrar um anúncio.

No entanto, anúncios dentro do WhatsApp estão por chegar, já que a empresa agora busca formas de lucrar com o aplicativo, mas esses anúncios não estarão no meio de suas conversas.

Anúncios no WhatsApp onde?

O chefe do WhatsApp, Will Cathcart em entrevista à Folha de São Paulo, disse que a empresa poderia trazer anúncios para o Status semelhante às histórias. Os novos Canais do WhatsApp podem ser alternativa para anúncios.

Canais podem ser alternativa a anúncios
Canais podem ser alternativa a anúncios

Cathcart confirmou que o WhatsApp não planeja mostrar anúncios na caixa de entrada principal. Isso significa que você não terá anúncios interrompendo suas conversas no WhatsApp ou aparecendo na caixa de entrada. Isso é um alívio, já que muitos usuários temeriam que a implementação mais natural de anúncios nesse aplicativo de mensagens multiplataforma seria na caixa de entrada.

Canais pagos

A empresa está aberta a outras formas de monetização, no entanto. Cathcart mencionou que os canais poderiam cobrar das pessoas para se inscreverem e que os proprietários dos canais poderiam promover anúncios dentro dos canais. Ele não mencionou exatamente quando essas opções estarão disponíveis.

O que se sabe afinal de contas é que os anúncios no WhatsApp vem aí.