O WhatsApp surpreendeu seus usuários nesta quinta-feira (8) ao anunciar uma nova funcionalidade chamada "Canais". Essa nova ferramenta vai permitir que pessoas e empresas enviem mensagens para um número ilimitado de membros, no mesmo formato do que o Telegram já oferece há algum tempo. Um detalhe importante é que os Canais não contarão com criptografia de ponta a ponta.

WhatsApp lança "Canais" para enviar mensagens em massa

Os "Canais" do WhatsApp vão poder ser acessados em uma nova aba dedicada chamada "Atualizações", separada das conversas habituais e das Comunidades. Na prática, os administradores dos canais vão conseguir enviar mensagens em massa, desde textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes para seus seguidores.

O WhatsApp também planeja lançar um diretório de canais para que seus usuários pesquisem e encontrem os canais de seu interesse, assim como já funciona no Telegram. No futuro, o WhatsApp pretende também oferecer ferramentas para promover seus canais para aumentar a divulgação de um negócio ou criar integrações com o WhatsApp Pay. No entanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre como isso vai funcionar.

Sem criptografia de ponta a ponta

A empresa afirmou que, como o objetivo dos canais é alcançar um público amplo, eles não serão protegidos com criptografia de ponta a ponta por padrão. Essa é uma característica importante do WhatsApp, mas foi deixada de lado nessa nova função. Apesar dessa ausência de criptografia de ponta a ponta, os administradores de canais terão alguns controles à sua disposição, como bloquear capturas de tela e encaminhamentos de mensagens.

Infelizmente, os Canais do WhatsApp não estarão protegidos com a criptografia de ponta a ponta.
Infelizmente, os Canais do WhatsApp não estarão protegidos com a criptografia de ponta a ponta.

É possível que, no futuro, o WhatsApp ofereça essa proteção para um público limitado, como para organizações de saúde ou sem fins lucrativos. A criptografia de ponta a ponta permanecerá presente em todas as conversas privadas, incluindo os grupos, mas não nos canais, pelo menos inicialmente.

Além disso, o histórico dos canais será mantido nos servidores do WhatsApp por apenas 30 dias, e no futuro será possível criar mensagens autodestrutíveis.

Disponibilidade

Os canais do WhatsApp serão inicialmente lançados na Colômbia e em Singapura. Outros países receberão esse recurso nos próximos meses.