Depois de uma semana conturbada para o WhatsApp, a plataforma anunciou um novo recurso que dará mais segurança a seus usuários. A função permitirá que os usuários façam login com as credenciais de impressão digital na versão Web. A novidade vem em bom momento para a plataforma, já que muitas pessoas estão deixando de usar o WhatsApp como seu mensageiro por conta da polêmica que envolve o compartilhamento de dados ao Facebook.

Depois de toda a repercussão negativa que envolve WhatsApp, o presidente global da plataforma falou sobre segurança, e que em comparação com outros mensageiros disponíveis hoje, o WhatsApp é o mais seguro. Hoje, 28 de janeiro, é comemorado o dia da proteção de dados pessoais na Europa, e aproveitando essa data, a plataforma anuncia a chegada do sistema de autenticação biométrica para sua versão desktop e web.

Quando e como funcionará?

Sempre que um novo login for feito na versão Web, será necessário ler a impressão digital no smartphone.

O recurso de segurança já está disponível para os usuários que utilizam iPhones com o sistema operacional iOS 14. A novidade do WhatsApp poderá aproveitar do recurso Face ID nativo dos dispositivos da Apple para oferecer mais segurança. Para o Android, a novidade ainda está chegando aos poucos, mas deve funcionar em apenas smartphones que possuam o leitor de impressões digitais integrado.

Basicamente, o usuário vai precisar realizar o processo de autenticação em seu smartphone toda vez que fizer login na versão de desktop. Se o celular não possui um leitor de impressões digitais, ou se o usuário não quiser realizar esse procedimento repetidas vezes, uma opção poderá desabilitar o recurso e voltar a usar o WhatsApp Web da mesma forma que já fazemos hoje.

A plataforma deixou bem claro que embora esse seja um recurso que aumenta ainda mais a segurança, ponto muito enaltecido pela empresa, o WhatsApp não possui controle sobre os dados biométricos que estão armazenados no smartphone e que serão utilizados para autenticação. A empresa explica que esse procedimento é gerenciado totalmente pelo sistema operacional do celular, seja Android ou iOS.