A SensorTower é uma conhecida empresa que analisa dados de aplicativos móveis em escala global, e o histórico recente em seu portal mostra quais são os 10 principais aplicativos em termos de downloads e receitas, identificando o WhatsApp como o líder durante o mês de novembro.

Durante muitos meses, o aplicativo que dominou o ranking foi o TikTok (o que inclui a versão chinesa Douyin), e agora o WhatsApp finalmente assume a ponta da lista. O número de downloads do mensageiro verde durante o mês de novembro soma-se em 58 milhões de instalações em todo o mundo. O país que mais baixou e instalou o Whatsapp é a Índia, com 30% do número total. A Nigéria, país com a maior população negra do mundo, está em segundo, com 10%.

Para ser contabilizado no número de downloads, a base da SensorTower analisa números oficiais da App Store e do Google Play em todo o mundo durante o mês em questão, no caso entre os dias 1º a 30 de novembro de 2020. Isso não inclui os aplicativos que são pré-instalados pelas fabricantes de smartphones. Também leva-se em consideração as vertentes de cada aplicativo, que embora sejam versões diferentes, se trata do mesmo serviço basicamente, como é o caso do Facebook que conta com seu app oficial e também a versão Lite, por exemplo.

Lista dos 10 aplicativos mais baixados em novembro de 2020. Fonte: SensorTower
Lista dos 10 aplicativos mais baixados em novembro de 2020. Fonte: SensorTower

TikTok e Facebook completam o Top 3

O TikTok (incluindo a versão chinesa Douyin) está na segunda colocação. A rede social atraiu a receita de US$ 123 milhões, somando o resultado na App Store e Google Play. Em comparação com o mês de novembro do ano passado, o resultado teve um crescimento de 3,7%. Nesse último mês, a plataforma teve cerca de 55 milhões de downloads.

O Facebook fecha o ranking dos três aplicativos mais baixados durante o mês de novembro deste ano, com um total de 49 milhões de acessos na plataforma da Apple e Google.

Fonte SensorTower.