Hoje em dia, muita gente utiliza o WhatsApp como seu principal mensageiro quando quer entrar em contato com amigos, familiares e até mesmo com empresas. Embora ele não seja a plataforma mais completa em comparação com outros mensageiros disponíveis, o WhatsApp está recebendo agora a função de mensagens temporárias.

Esse é um ótimo recurso para quem quer um pouco mais de privacidade, que é uma coisa importante em nossos dias, mas parece que muitas plataformas ainda pecam nisso. O recurso de mensagens temporárias começou a ficar disponível para o público, e como o próprio nome sugere, ele serve para enviar mensagens que se autodestroem em 7 dias.

Vale ressaltar que essa opção ainda está em fase de testes, e pode ser encontrada na versão 2.20.207.5 do WhatsApp para Android. Nem todo mundo recebeu essa atualização, o que deve acontecer de forma gradual. Se você utiliza iOS, a plataforma já recebeu esse recurso no começa de novembro.

Como enviar mensagens temporárias pelo WhatsApp no celular

O processo em si é bem simples, basta ativar o recurso nas configurações da conversa e pronto. Veja o passo a passo;

Passo 1. Abra o WhatsApp em seu aparelho Android, abra a conversa do contato em que você deseja ativar a opção, e clique sobre o nome dele. É possível selecionar qualquer conversa individual ou grupos dos quais você é administrador.

Clique na parte destacada em vermelho.
Clique na parte destacada em vermelho.

Passo 2. Dentro das configurações da conversa, localize a opção "Mensagens Temporárias" e clique nela.

Selecione a opção de Mensagens Temporárias.
Selecione a opção de Mensagens Temporárias.

Passo 3. Leia a mensagem que explica como o recurso funciona e toque em "Continuar". Na nova tela, marque a caixinha da opção "Ativadas".

Marque a caixinha de Ativadas.
Marque a caixinha de "Ativadas".

Passo 4. Agora, de volta a conversa, note que um aviso sobre as mensagens temporárias estará exibido na parte inferior da tela. Basicamente é isso, tudo o que você mandar para os contatos que você ativar essa opção, as mensagens desaparecerá de forma automática após sete dias.

Importante

Caso você não encontre essa opção de "Mensagens Temporárias" conforme explicado acima, você deverá verificar a versão do seu WhatsApp.

O recurso está disponível para os aparelhos que já possuem a versão 2.20.207.5 do aplicativo. Se sua versão foi inferior a essa, tente atualizar na Play Store. Se uma atualização não estiver disponível, aguarde, pois deverá ficar disponível para todos de forma gradual.

Se não quiser aguardar, você pode procurar o apk da versão na internet, como na página do APKMirror, por exemplo.

Como enviar mensagens temporárias pelo WhatsApp Web

Assim como pelo celular, o procedimento pelo WhatsApp Web é bem prático também. Porém, se certifique que a versão do aplicativo no seu celular já tenha esse recursos habilitado, se não, o procedimento pelo computador não irá funcionar.

Passo 1. Acesse a página do WhatsApp Web e selecione a conversa na qual deseja ativar as mensagens temporárias. Com a conversa aberta na tela, clique no nome do contato ou grupo, conforme a imagem abaixo.

Clique na parte destacada em vermelho.
Clique na parte destacada em vermelho.

Passo 2. Você está agora na tela de configurações da conversa. Role a tela e procure pela opção "Mensagens temporárias".

Novamente, a parte em vermelho destaca a opção a ser selecionada.
Novamente, a parte em vermelho destaca a opção a ser selecionada.

Passo 3. Quando você clica, o WhatsApp exibe o menu de habilitação do recurso. Leia a mensagem que explica como o recurso funciona, e finalize o procedimento por marcar a opção "Ativadas".

Marque a opção Ativadas e clique na seta acima.
Marque a opção "Ativadas" e clique na seta acima para finalizar.

Passo 4. De volta a tela do chat, o WhatsApp Web exibirá uma notificação para os participantes da conversa, e informa que a opção de envio de mensagens temporárias está ativada, resultando assim na autodestruição de cada mensagem após sete dias do seu envio. Inclusive, ao lado da foto do seu contato, um ícone de crônometro será exibido, confirmando assim que a opção está ativada para essa conversa.

Pronto! Agora, você já sabe como mandar mensagens temporárias no WhatsApp pelo celular e pela versão Web.

Mas como devo usar as mensagens temporárias?

O recurso nada mais é que uma opção que aumenta a segurança e privacidade de suas conversas pela plataforma. Na prática, com a opção de mensagens temporárias ativadas, o aplicativo funciona normalmente, apenas com a diferença de que mensagens enviadas há mais de sete dias vão sumir automaticamente do histórico da conversa.

Porém, o WhatsApp adverte que o recurso não impede que contatos salvem a conversa de outras maneiras, como prints da tela, ou encaminhando para uma outra pessoa. No caso das mídias, por exemplo, o conteúdo pode ser baixado pelos usuários no computador e no celular, e depois de chegar a galeria do destinatário, mesmo que passe o prazo de sete dias, essas fotos e vídeos não serão apagadas automaticamente.