Quando o Facebook comprou o WhatsApp em 2014, o CEO Mark Zuckerberg revelou que a empresa não colocaria anúncios no mensageiro. Porém, esse pensamento mudou em 2018 quando a rede social disse que pretendia monetizar o aplicativo colocando publicidade nos Status, da mesma maneira que vemos no Instagram.

Agora, de acordo com informações vindas do The Wall Street Journal, parece que o Facebook descartou essa possibilidade. O relatório aponta que a empresa desfez a equipe que trabalhava nesse projeto, além de ter removido códigos na plataforma referentes aos anúncios.

De qualquer forma, acredita-se que a rede social de Mark Zuckerberg ainda pretende lucrar com o WhatsApp, mas tudo indica que isso será feito através das contas corporativas, ou seja, pelo WhatsApp Business. Então, pelo menos por enquanto, os usuários comuns do aplicativo não terão que se incomodar com publicidade nos Status.

Vale lembrar que, quando o Facebook disse que tornaria o WhatsApp rentável, essa decisão não agradou os criadores da plataforma, que abandonaram a equipe. Brian Acton foi o primeiro, dizendo que ao colocar anúncios no mensageiro, eles trariam problemas de segurança e ameçariam o sistema de criptografia de ponta a ponta. Alguns meses depois, Jan Koum também deixou a empresa.

Ainda não sabemos o motivo real da desistência do Facebook, mas é bastante provável que esteja relacionado a dificuldade da empresa em inserir publicidade em um software encriptado. Vamos aguardar para sabermos quais são os próximos planos de Mark Zuckerberg para o WhatsApp.