Assim como qualquer programa disponível na internet, o WhatsApp Beta é utilizado para testar recursos novos e que ainda não estão disponíveis para todo o público. Se você gosta de participar desses testes e receber os recursos de antemão, esse tutorial vai te ajudar a como baixar e instalar o WhatsApp Beta no seu celular. O mais legal desse procedimento é que é um método oficial liberado pela própria empresa, então nada de gambiarras.

Como baixar e instalar o WhatsApp Beta

Antes de mais nada, você precisa de inscrever no programa beta do WhatsApp. Para isso, acesse o link abaixo.

Ao acessar o link, existem pelo menos duas possibilidades:

1 - Se você for um sortudo, uma mensagem será exibida na tela o convidando para participar dos testes, assim como a imagem abaixo mostra.

Basta tocar no botão Participar dos Testes para ser direcionado para a página da Play Store.
Basta tocar no botão Participar dos Testes para ser direcionado para a página da Play Store.

Para se inscrever no programa, basta tocar sob o botão azul com a inscrição "Participar dos testes" e então, você será direcionado para a página do aplicativo na Play Store.

2 - Caso você não tenha tanta sorte assim, pode ser que uma mensagem seja exibida na tela dizendo que "o programa de testes do app WhatsApp Messenger atingiu o máximo de participantes e não está aberto para mais testadores no momento".

Caso a mensagem acima seja exibida, atualize a página para liberar a opção para testes.
Caso a mensagem acima seja exibida, atualize a página até liberar a opção para testes.

Para resolver isso, basta atualizar a página algumas vezes, até que a opção de "Participar dos testes" seja liberada. Daí, é só tocar sob o botão azul e seguir para os próximos passos deste tutorial.

Você já utiliza o WhatsApp Messenger?

Agora que você está na página oficial do WhatsApp na Play Store você deve instalar a versão Beta. Se esta é a primeira vez que você está instalando o WhatsApp no seu celular, basta tocar em Instalar, aguarde o download e depois configure seu perfil com o número de telefone.

Mas caso você já utilize o WhatsApp em seu celular, basta tocar no botão Atualizar e então a versão de testes será instalada automaticamente. Se você não encontrar a opção para atualizar o aplicativo, basta atualizar a página da Play Store ao fechar e abrir novamente a loja de aplicativos Google.

Pronto, você já possui o WhatsApp Beta em seu celular. Você receberá todas as novidades enviadas para testes antes do Facebook liberar uma versão oficial para o público.

Como saber se o WhatsApp Beta está instalado?

Para se certificar de que o WhatsApp Beta esteja realmente instalado no seu celular, basta procurar pelo aplicativo na Play Store novamente. Um aviso destacado em vermelho deve ser exibido dizendo que a "versão beta continua instalada".

Na Play Store, um aviso será exibido dizendo que a versão Beta está instalada.
Na Play Store, um aviso será exibido dizendo que a versão Beta está instalada.

Outra forma é checar a versão instalada no seu celular. Ainda na página do WhatsApp na Play Store, role para baixo, toque em Sobre este app e veja qual a versão disponibilizada oficialmente.

Note a versão disponibilizada na Play Store do WhatsApp normal.
Versão disponibilizada na Play Store do WhatsApp "normal".

Agora, abra o WhatsApp no seu celular, toque no três pontinhos no canto superior direito da tela e siga para Configurações > Ajuda > Dados do Aplicativo. Note que a versão do celular é mais atualizada do que a informada na Play Store.

Se tudo deu certo, a versão instalada tem que ser maior do que a disponibilizada na Play Store.
Se tudo deu certo, a versão instalada tem que ser maior do que a disponibilizada na Play Store.

Como deixar de ser um testador beta do WhatsApp?

Se você está cansado de enfrentar problemas como este por causa da versão beta do WhatsApp, saiba que a qualquer momento você pode deixar de ser um testador beta, e ter a versão normal, já estabilizada do aplicativo. Veja como fazer isso abaixo:

1. Antes de mais nada, faça backup das suas conversas. Para isso, vá em Configurações > Conversas;

Como deixar de ser um testador beta no WhatsApp
Como deixar de ser um testador beta no WhatsApp

2. Agora vá em Backup de conversas > Fazer backup e aguarde.

Backup de conversas
Backup de conversas

3. Após feito o backup, abra a Google Play Store e vá no menu, no canto superior esquerdo. Lá, clique em Meus Apps e jogos, e depois em Instalados;

Remova o app beta
Remova o app beta

4. Em Instalados, procure pelo WhatsApp e clique nele. Caso você não encontre o WhatsApp, pesquise na barra de busca pelo nome do app. Desça a tela até encontrar a frase Você é um testador Beta, e clique em Sair. Clique em Sair novamente, para confirmar;

Removendo o beta do WhatsApp
Removendo o beta do WhatsApp

5. Agora, volte ao início da tela do app e toque em "Desinstalar" e depois em "OK".

Passo final é desinstalar
Passo final é desinstalar

6. Feche a Google Play Store e aguarde alguns minutos para que a saída do programa de testes seja completa. Volte à loja de aplicativos e reinstale a versão principal do WhatsApp;

7. Após abrir o WhatsApp recém baixado, faça as configurações iniciais como de costume, e confirme o número de telefone. Após isso, será possível restaurar o backup que você salvou.

Para saber todas as novidades que estão chegando no WhatsApp e testar as novas funções antes de todo mundo, fique ligado no Oficina da Net. Temos também um GUIA DO WHATSAPP, com várias dicas, tutoriais e informações para tirar o melhor proveito do mensageiro, confira.