As Fake News já causaram diversos problemas ao redor do mundo, inclusive foram responsáveis pela morte de alguns cidadãos inocentes. Levando em consideração o poder das notícias falsas e sua disseminação em abundância, o WhastApp resolveu dedicar um tempo maior para a causa, inclusive implementando recursos para tentar desencorajar o compartilhamento de informações que não sejam verdadeiras.

Ao que tudo indica, o aplicativo continua na luta contra notícias falsas, e agora deve tomar medidas extras para acabar com a veiculação. Uma das últimas novidades chega através de um vídeo recentemente publicado, direcionado para o povo brasileiro.

WhatsApp faz vídeo para combater Fake News no Brasil.
WhatsApp faz vídeo para combater Fake News no Brasil.

O vídeo em questão será veiculado através do Facebook, como um anúncio patrocinado, estando disponível para todos os usuários nos próximos dias.

No vídeo é possível ver uma pessoa recebendo uma notícia falsa, e contestando a veracidade da informação. Vale mencionar que, em caso de alguma dúvida, antes de compartilhar qualquer informação através das redes sociais, devemos procurar informações adicionais sobre o assunto, principalmente se é verdadeiro ou não.

O mensageiro irá financiar pesquisas independentes sobre as notícias falsas através da sua plataforma. Os interessados em participar poderão inscrever-se para o Research Awards até o dia 12 deste mês. Os selecionados serão apresentados em 14 de agosto e contemplados com US$ 50 mil para auxiliar no projeto.

Na  Índia, que é um local com vários registros de danos causados pelo compartilhamento de notícias falsas, o WhatsApp implantou um limite de compartilhamento, o que reduz a habilidade de encaminhar mensagens para somente 5 pessoas/grupos por vez. No Brasil, o limite ainda é maior, sendo possível encaminhar mensagens para 20 contatos/grupos.

Vale relembrar, não seja você também um propagador de notícias falas, certifique-se que as informações são de origem segura, e que a propagação das notícias não irá prejudicar nenhuma parte.