O aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp já havia anunciado a possibilidade de disponibilizar em breve uma nova funcionalidade que possibilita o compartilhamento de chamada de vídeo ou voz em grupo. Entretanto, na segunda-feira (30) a função chegou ao mensageiro, a partir de agora é possível realizar chamadas de vídeo e voz com até quatro pessoas, em que está incluso aquela que iniciou o bate-papo.

O processo é o mesmo realizado anteriormente para efetuar uma chamada de vídeo, contudo, agora, ao realizar a chamada para determinado contato você verá o botão "+" que está localizado no canto superior da tela, que ao clicar sobre ele, você pode estender a chamada para mais duas pessoas. Da mesma maneira funciona para fazer chamada de voz pelo aplicativo.

Divulgação WhatsApp
Divulgação WhatsApp

De acordo com o WhatsApp, a nova funcionalidade deve funcionar inclusive com conexões lentas. Além disso, as chamadas de vídeo em grupo contam com criptografia para privacidade dos usuários, da mesma forma que a plataforma já vem fazendo com as mensagens e arquivos multimídia.

Segundo o Facebook, o aplicativo de mensagens, atualmente conta com mais de 1,5 milhão de usuários ativos por mês, sendo que todos os dias cerca de dois bilhões de chamadas são realizadas com o recurso de chamada por vídeo do WhatsApp.

A novidade já está disponível na versão mais atualizada do aplicativo, tanto para aparelhos com iOS ou Android.

Instagram - Chamadas de Vídeo

No Instagram o recurso de chamada por vídeo para os usuários foi liberada há cerca de um mês, assim como agora acontece no WhatsApp, com a atualização ao aplicativo também podem ser efetuadas chamadas de vídeo com até três pessoas. Vale salientar que o chat suporta no máximo quatro pessoas e no Instagram são efetuadas as chamadas de vídeo pelo direct. Para efetuar uma chamada é preciso clicar no ícone com uma câmera azul que aparece no canto superior direito da janela.

Contudo, existe uma diferença entre as chamadas de vídeo efetuadas pelos Instagram e pelo WhatsApp. No Instagram o usuário pode reduzir a janela da chamada, navegar pelo feed da rede social e enviar mensagens pelo direct, enquanto que no WhatsApp o usuário não consegue realizar outras funções do aplicativo ao mesmo tempo.