Oficina da Net Logo

Atenção! Golpe no WhatsApp promete doação de cães de raça

O golpe inicia com uma mensagem envida pelo WhatsApp, inclusive de algum conhecido.

Por | @oficinadanet WhatsApp Pular para comentários

Um novo golpe anda circulando pelo WhatsApp. Nada anormal, já que, durante o ano todo, vários deles acabaram sendo identificados, porém, mesmo assim, as pessoas ainda acabam caindo. Desta vez, o golpe em questão promete a doação de cachorros de raça para quem tenha interesse em ter um animalzinho. No entanto, como já era de se esperar, tudo é mentira, e a real intenção é mesmo a coleta de dados dos usuários.

O golpe inicia com uma mensagem envida pelo WhatsApp, inclusive de algum conhecido. Em seguida, o usuário é direcionado a abrir um endereço mencionado. No local, é indicado escolher a raça do cachorro. Independente da escolha, o usuário será direcionado para o mesmo lugar, ou seja, uma segunda página que convida para compartilhar a novidade com mais cinco amigos e cinco grupos do WhatsApp.

Após isso, a vítima é direcionada para uma nova página que contém novas informações sobre a suposta adoção. No final do texto há um link para uma página do Facebook em que solicita informações como RG, CNH ou CPF e endereço para prosseguir com o pedido.

Atenção! Golpe no WhatsApp promete doação de cães de raça.Atenção! Golpe no WhatsApp promete doação de cães de raça. Leia em destaque: Como fazer figurinhas no WhatsApp?.

As dicas para não cair nesse tipo de golpe são sempre as mesmas, ou seja, desconfie de propagandas que prometem muita coisa. Vale mencionar que cães de raça custam caro e dificilmente eles são doados, ainda em grande quantidade.

Não fornecer os dados pessoais em locais suspeitos também é o indicado, já que não se sabe quem realmente está por trás de toda essa propaganda. Por fim, para que o golpe não seja espalhado, nunca compartilhe estes casos suspeitos com os seus amigos das redes sociais.

Em caso de suspeita, o ideal é pesquisar sobre a veracidade das informações. Não se iluda com promoções, no geral, elas estão em busca de novas vítimas. Uma averiguação rápida no Google pode fazer com que você não se torne a nova vítima.

Comentários
Carregar comentários