De forma a ofertar uma experiência melhor, e até mesmo mais segura aos usuários e motoristas da Uber, a plataforma incluiu um novo recurso. Em suma, se trata da "Viagem para Convidados".

A partir dele, você pode pedir uma corrida para outra pessoa. Inclusive, a própria empresa vai mandar as informações de embarque para o passageiro. Ademais, a função que foi lançada no dia 9 de maio de 2022, segue atualmente, em fase piloto.

Sendo assim, confira abaixo, como fazer o procedimento.

Como pedir Uber para outra pessoa?

Antes de mais nada, é importante ressaltar que o recurso está disponível para 7 cidades: Fortaleza, Natal, Recife, Santos, São José dos Campos, Sorocaba e São Luís.

Sendo assim, se você de alguma dessas regiões, já pode testar a ferramenta. Veja abaixo, o passo a passo de como pedir Uber para uma outra pessoa, a partir da sua própria conta.

  1. Acesse o aplicativo Uber;
  2. Em seguida, toque em "Para onde?";
  3. Feito isso, toque no seu nome, acima de "Localização atual"; na primeira vez, vai aparecer uma mensagem que apresenta o recurso. Toque em "Iniciar agora";
  4. Depois disso, toque em "Adicionar um convidado";
  5. Posterior a isso, preencha as informações da pessoa que deve embarcar: Nome, sobrenome, e o número de telefone;
  6. Logo após, toque em "Adicionar usuário" ao final do formulário. Ademais, vale destacar que esse contato ficará salvo para uma nova corrida;
  7. Em seguida, inclua a origem, bem como o destino do usuário. Também é necessário colocar a forma de pagamento, e ver se o nome do convidado aparece acima de "Localização atual";
  8. Se estiver tudo OK, chame o Uber;
  9. Por fim, as informações de embarque, como o nome do motorista, cor, modelo, marca e placa de carro, são enviadas ao convidado. Em contrapartida, o motorista vai receber o nome de quem vai embarcar, e depois dele aceitar a corrida, avisará que se trata de uma viagem que foi pedida por outra pessoa.

E quem ainda não tem essa opção disponível, como pedir Uber para outra pessoa?

Em suma, se você não tem acesso a essa novidade da Uber, é possível fazer um procedimento de segurança, que a própria companhia recomenda. Ou seja, no momento de pedir Uber para outra pessoa, é necessário informar o motorista no momento do chamado, e passar todas as informações.

Assim, o parceiro vai ter a opção de recusar a corrida, caso não esteja de acordo com a ideia de levar alguém que não é cliente do Uber. Vale ressaltar ainda, que a avaliação do motorista sobre o passageiro também vai cair no seu perfil.

E se o meu convidado estiver sem celular? O que posso fazer?

Caso o smartphone da outra pessoa não esteja funcionando, ou sem bateria, não há problema. Ou seja, isso não vai impossibilitar o embarque dela. Entretanto, é importante passar todas as informações. Ou ainda, mostrar os dados na tela do seu celular.

Quem paga pela corrida na ferramenta de "Viagem para Convidados"?

É você quem define isso. Antes de confirmar a corrida, escolha o meio de pagamento. Ou seja, pode ser no cartão do outro passageiro, em dinheiro físico pago ao final da viagem, ou até mesmo, descontando o valor que você tem na carteira do app.