Nesta quarta-feira (12), a Uber anunciou um novo marco: o início das operações do Uber Shuttle para Empresas no Brasil. Em suma, essa proposta visa facilitar o transporte coletivo de funcionários. Ou seja, se trata de um "Uber para ônibus", mas focado em fretamento corporativo.

    Essa ideia não é exatamente nova. Há cerca de 3 anos, a companhia lançou o Uber Bus no Egito, para melhorar o transporte de pessoas em ônibus ou vans. Entretanto, a proposta não deu certo. Apesar disso, o Uber Shuttle deve se consolidar como um negócio de sucesso no Brasil, já que há muita demanda no país: transporte de funcionários.

    Ademais, o segmento é tão forte no Brasil, que várias empresas de ônibus dependem desse tipo de fretamento, para gerar receita. E assim, a Toyota firmou um acordo com a Uber para transportar funcionários que moram na capital paulista para Sorocaba (SP), onde fica uma de suas fábricas.

    Como vai operar o Uber Shuttle?

    A nova modalidade foi criada para auxiliar os funcionários em ônibus que transportam entre 10 e 50 passageiros. A companhia que desejar, deve se filiar ao Uber para Empresas para poder usar o serviço.

    A partir disso, as viagens com veículos fretados podem ser gerenciadas dentro da plataforma da Uber. Para o funcionário, a conveniência é usar o aplicativo da própria Uber para chegar as rotas disponíveis. Além disso, é possível usar o app para reservar uma vaga no ônibus, tanto para a ida ao trabalho, quanto para a volta.

    Para o embarque, ou desembarque, o app aponta, em tempo real, onde está a parada mais perto. E quando for o caso, qual a distância até ela. Além disso, o Uber Shuttle oferta relatórios semanais sobre as viagens para as empresas contratantes. Assim, é mais fácil para elas, realizar ajustes em horários ou na quantidade de veículos fretados, por exemplo.

    Ademais, as empresas podem acompanhar o fluxo de saída de ônibus, bem como chegar a localização de cada veículo. Por fim, vale ressaltar que é muito cedo para dizer se o Uber Shuttle para Empresas vai ter uma boa aceitação no Brasil.

    Entretanto, o serviço estreia no Brasil, no momento em que, por conta da covid-19, muitas companhias estão procurando formas mais seguras de fazer funcionários chegarem ao seu trabalho. E assim, como nos ônibus fretados a ocupação de assentos é controlada, a modalidade ganha força.