O Uber Planet se trata de uma modalidade de corridas da Uber, que promete reduzir o impacto da poluição que os veículos causam. O objetivo é compensar a emissão de carbono das viagens. Em suma, essa reparação é feita através do pagamento de uma taxa extra, que é cobrada do passageiro. Ademais, a iniciativa, que também existe nos outros países, está disponível em 9 cidades do Brasil.

De acordo com a Uber, devem se beneficiar, os projetos existentes em um milhão de hectares de floresta. E tendo em vista a importância de incentivar e melhorar as práticas sustentáveis e que visem proteger o meio ambiente, essa modalidade do Uber é extremamente importante.

Diante disso confira abaixo, como funciona o Uber Planet e como pedir corridas no aplicativo pela modalidade.

Como funciona o Uber Planet?

O Uber Planet se trata de uma modalidade de corrida, que pretende reduzir o impacto da poluição causada pelos veículos usados na realização de viagens, os quais, na sua maioria, usam combustíveis poluentes.

Chegou o Uber Planet (Crédito: Uber/Reprodução)
Chegou o Uber Planet (Crédito: Uber/Reprodução)

A compensação é feita através da compra de créditos de carbono, que se direcionam para projetos de preservação de áreas de risco da Floresta Amazônica do Brasil. O pagamento dos créditos é realizado pelos passageiros. Sendo assim, a corrida do Uber Planet fica mais cara do que as tarifas normais do aplicativo.

Além disso, a modalidade pode ser solicitada nas viagens do tipo UberX e Uber Comfort. Até o momento, o Uber Planet está disponível em Brasília (DF); Campos dos Goytacazes (RJ); Florianópolis (SC); Maringá (PR); Natal (RN); Porto Alegre (RS); Recife (PE - novo); Rio de Janeiro (RJ - novo); São José dos Campos (SP) e São Paulo (SP - novo).

Ademais, a administração dos créditos de carbono é realizada pela empresa Carbonext. A mesma é responsável por medir e compensar a pegada de carbono produzida pelas viagens feitas com o Uber Planet. Os créditos são usados como uma alternativa econômica à derrubada de árvores e venda ilegal de madeira, por exemplo.

O que difere uma corrida normal do Uber Planet?

No uso do dia a dia, a principal diferença para o passageiro, é a elevação na tarifa das corridas. A modalidade Uber Planet é cerca de 5% mais cara que uma viagem como o UberX ou Uber Comfort. Ao final de cada mês, o usuário ganha um relatório com a quantidade de carbono compensado nas suas viagens.

Para usar o serviço, basta pedir uma corrida normalmente (em uma das cidades mencionadas acima). Em seguida, é necessário localizar a opção "Planet" entre os tipos de viagem disponíveis no momento. Ademais, as corridas do Uber Planet são sinalizadas no aplicativo através de uma folha verde.

Como usar o Uber Planet?

  1. Abra o aplicativo da Uber (Android | iOS);
  2. Em seguida, digite os endereços de partida e chegada para a sua viagem;
  3. Feito isso, na tela de categorias para a sua viagem, encontre a opção "UberX Planet" ou "Comfort Planet". Toque nele para continuar;
  4. Depois disso, escolha uma forma de pagamento e confirme a sua viagem.

O resto do procedimento é parecido ao de outras corridas na Uber. Espere um motorista e espere as informações sobre o trajeto, distância e modelo do veículo.

Pronto! Depois dessas etapas, você vai conseguir pedir Uber que ajuda a compensar a emissão de gases de carbono.