Nesta segunda, 19, a polícia informou a morte de uma mulher que foi atropelada em Tempe no estado do Arizona, Estados Unidos. O acidente foi causado por um carro autônomo operado pela Uber. Esta é a primeira morte de um pedestre atingido por um carro autoguiado, em via pública.

Tudo ocorreu durante a noite de domingo (18) para segunda. O carro estava andando em modo autônomo, mas continha um motorista no volante para segurança. A polícia explicou em um comunicado que a mulher foi atingida ao atravessar a rua fora do cruzamento.

A polícia de Tempe ainda disse que o veículo viajava para o norte ao que a mulher atravessou a estrada caminhando fora do cruzamento de oeste a leste, até que foi atingida pelo carro da Uber.

A Uber cooperou plenamente com as autoridades, e decidiu suspender os testes com veículos autoguiados no Estados Unidos e Canadá. A empresa também prestou condolências em uma rede social.

Carro da Uber com capacidade para andar no modo autônomo.
Carro da Uber com capacidade para andar no modo autônomo.

O carro utilizado no momento do acidente era um Volvo XC90, modelo que a empresa resolveu comprar 24 mil unidades em novembro de 2017 para entrar em uso de 2019 a 2021, mas já estavam sendo testados 100 unidades do SUV.

No momento, o atropelamento está sendo investigado pela National Highway Traffic Safety Administration e pela National Transportation Safety, responsáveis pela segurança do trânsito nos Estados Unidos.