Muitos telespectadores no Brasil e em todo o mundo sabem que, com a introdução e aceitação dos dispositivos de transmissão e fonte de TV Digital e HDTV (como players de discos Blu-ray e streaming de mídia), as antigas barreiras a um padrão de vídeo universal foram removidas. Mas, você sabia que as antigas tecnologias NTSC e PAL ainda são relevantes, em plena era da HDTV?

Taxa de quadros

Apesar do fato de que o vídeo é agora em grande parte digital, a diferença fundamental entre os padrões de vídeo que existiam em sistemas analógicos, como a taxa de quadros, ainda é a base dos padrões de TV Digital e HDTV .

Em um vídeo (analógico, HD e até 4K Ultra HD), assim como em um filme, as imagens que você vê em uma tela de projeção de TV ou vídeo parecem quadros completos. No entanto, existem diferenças na maneira como os quadros são transmitidos pelos transmissores, transferidos por meio de streaming ou dispositivos físicos de mídia e / ou exibidos em uma tela.

Linhas e Pixels

As imagens de vídeo transmitidas ao vivo ou gravadas são compostas por linhas de varredura ou linhas de pixels . No entanto, ao contrário do filme, no qual toda a imagem é projetada em uma tela ao mesmo tempo, as linhas de varredura ou linhas de pixels em uma imagem de vídeo são exibidas em uma tela, começando na parte superior da tela e indo para a parte inferior. Essas linhas podem ser exibidas de duas maneiras.

  • A primeira maneira de transmitir ou exibir imagens é dividir as linhas em dois campos, nos quais todas as linhas ímpares são exibidas primeiro e todas as linhas pares são exibidas a seguir, produzindo um quadro completo. Esse processo é chamado de varredura entrelaçada.
  • O segundo método, que é usado em TVs de tela plana LCD, Plasma, DLP, OLED e monitores de computador, é chamado de varredura progressiva. Em vez de exibir as linhas em dois campos alternativos, as linhas de pixels são exibidas sequencialmente. Isso significa que as linhas ímpares e pares são exibidas em seqüência numérica.
Varredura Entrelaçada vs Varredura Progressiva. Imagens fornecidas pela Samsung.
Varredura Entrelaçada vs Varredura Progressiva. Imagens fornecidas pela Samsung.

NTSC e PAL

O número de linhas verticais dita os detalhes na imagem. Quanto maior o número de linhas verticais, mais detalhada será a imagem. O número de linhas verticais é fixado em um sistema. Os dois principais sistemas de vídeo analógico são NTSC e PAL.

NTSC vs PAM
NTSC vs PAM
  • O NTSC é baseado em uma linha de 525 linhas, 60 campos / 30 quadros por segundo, com um sistema de 60 Hz para transmissão e exibição de imagens de vídeo. Neste sistema, cada quadro é exibido em dois campos de 262 linhas de pixels, que são exibidas alternadamente (entrelaçadas). Os dois campos são combinados para que cada quadro de vídeo seja exibido com linhas de 525 linhas de pixels. O NTSC foi designado como o padrão oficial de vídeo analógico nos EUA, Canadá, México, algumas partes da América Central e do Sul, Japão, Taiwan e Coréia.
  • PAL tem sido o formato dominante no mundo para transmissão de televisão analógica e exibição de vídeo analógico. O PAL é baseado em uma linha de 625 linhas de pixels, 50 campos / 25 quadros por segundo, sistema de 50Hz. O sinal é entrelaçado, como o NTSC, em dois campos, compostos de 312 linhas de pixels cada. Como há menos quadros (25) exibidos por segundo, às vezes você pode notar uma leve cintilação na imagem. No entanto, o PAL oferece uma imagem de resolução ligeiramente superior e melhor estabilidade de cor do que o NTSC. Países com raízes no sistema PAL incluem o Brasil, Argentina Uruguai Paraguai, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, China, Índia, Austrália, a maior parte da África e do Oriente Médio.
NTSC e PAL
NTSC e PAL

Taxas de quadros Digital TV / HDTV e NTSC / PAL

Embora a capacidade de resolução aumentada dos padrões de transmissão de formato digital e de conteúdo de software de vídeo de alta definição seja um avanço para os consumidores, ao comparar HDTV com os padrões analógicos NTSC e PAL, a base comum fundamental de ambos os sistemas é a Taxa de Quadros.

  • Nos países baseados em NTSC, há 30 quadros separados exibidos a cada segundo (1 quadro completo a cada 1/30 de segundo).
  • Nos países baseados em PAL, há 25 quadros separados exibidos a cada segundo (1 quadro completo exibido a cada 1/25 de segundo).

Esses quadros são exibidos usando o método de varredura entrelaçada (representado por 480i ou 1080i) ou o método de varredura progressiva (representado por 720p ou 1080p).

Com a implementação da TV Digital e HDTV, a base de como os quadros são exibidos ainda tem suas raízes nos formatos de vídeo analógico NTSC e PAL originais. Nos antigos países baseados em NTSC, a Digital e a HDTV estão implementando a taxa de quadros de 30 quadros por segundo, enquanto os antigos países baseados em PAL estão implementando uma taxa de quadros de 25 quadros por segundo.

Taxa de quadros de TV digital / HDTV baseada em NTSC

Usando NTSC como base para TV Digital ou HDTV, se os quadros são transmitidos como uma imagem entrelaçada (1080i), cada quadro é composto de dois campos, com cada campo exibido a cada 60º de segundo, e um quadro completo exibido a cada 30 de um segundo, usando uma taxa de quadros de 30 quadros por segundo baseada em NTSC.

Se o quadro for transmitido no formato de varredura progressiva (720p ou 1080p), este é apresentado duas vezes a cada 30 segundos.

Em ambos os casos, um quadro exclusivo de alta definição é exibido a cada 30 de segundo nos antigos países baseados em NTSC.

Taxa de quadros de TV digital / HDTV baseada em PAL

Usando o PAL como base para TV digital ou HDTV, se os quadros forem transmitidos como uma imagem entrelaçada (1080i), cada quadro será composto de dois campos, com cada campo exibido a cada 50º de segundo e um quadro completo exibido a cada 25 um segundo, usando uma taxa de quadros de 25 quadros por segundo baseados em PAL.

Se o quadro for transmitido no formato de varredura progressiva (720p ou 1080p), ele será exibido duas vezes a cada 25 segundos.

Em ambos os casos, um quadro exclusivo de alta definição é exibido a cada 25 segundos em TVs de países baseados em PAL.

O ponto de partida

A TV digital, HDTV e Ultra HD, embora houve um grande avanço no que você realmente vê em uma tela de TV ou projeção, ainda tem raízes em padrões de vídeo analógico com mais de 60 anos. Como resultado, há e haverá, no futuro previsível, diferenças nos padrões de TV Digital e HDTV em uso em todo o mundo, reforçando a barreira aos verdadeiros padrões mundiais de vídeo.

Além disso, como a conversão continua em direção única transmissão digital e HD, muitos ainda têm NTSC ea dispositivos de reprodução de vídeo baseado em PAL, como videocassetes , filmadoras analógicas, e não HDMI leitores de DVD equipados conectados a HDTVs (e até 4K Ultra HD TVs).

Além disso, mesmo em formatos como o Blu-ray Disc, há casos em que o filme ou o conteúdo de vídeo principal pode estar em HD, mas alguns dos recursos de vídeo complementares ainda podem estar nos formatos NTSC ou PAL de resolução padrão. Os DVDs são todos feitos nos formatos NTSC ou PAL.

Também é importante observar que, embora o conteúdo 4K agora está amplamente disponível via streaming e Disco Ultra HD Blu-ray, na TV 4K os padrões de transmissão ainda estão nas fases iniciais de implementação, exibição de vídeo dispositivos (TVs) que são 4K compatível ainda precisa para suportar formatos de vídeo analógico, desde que existam dispositivos de transmissão e reprodução de vídeo analógicos em uso. Além disso, saiba que o streaming e a transmissão em 8K podem não estar tão distantes.

No futuro talvez você não poderá mais usar dispositivos de vídeo analógicos, mas esse dia ainda deve demorar a chegar .