A Tesla informou em maio deste ano que já estava aceitando os primeiros pedidos dos seus telhados solares anunciados em outubro de 2016. O telhado da Tesla, o Solar Roof, tem design semelhante a telha tradicional, porém é constituído por vidro temperado e texturizado.

De acordo com a companhia, as telhas são ultra-resistentes aos impactos de granizos, ventos, incêndios, e por isso contam com uma "garantia infinita". No blog oficial da marca, um post diz o seguinte: "Feitas com vidro temperado, elas são três vezes mais fortes do que as telhas padrão. É por isso que oferecemos a melhor garantia na indústria, a vida útil da sua casa, ou o infinito".

Solar Roof
Solar Roof

No entanto, a empresa ressalta que seria interessante instalat também a bateria da marca Powerwall para efetuar backup em caso de interrupção de energia. Sendo assim, em dias chuvosos sem sol ou então durante a noite, a energia estaria assegurada. Além, de poder alimentar os carros elétricos da companhia.

A Tesla considera o seu produto mais leve e barato em comparação com a economia nas contas de eletricidade e também quanto aos subsídios fiscais. Para melhor análise, a Tesla forneceu aos seus clientes uma calculadora para terem ideia de quanto sairia a instalação em suas casas, assim como qual seria o retorno a longo prazo.

O site The Verge efetuou alguns cálculos em que chegou a conclusão que para instalar um telhado solar da Tesla em uma casa em Nova York com 185 metros quadrados, descontando impostos e outras despesas, deverá custar cerca de 50 mil dólares e deve gerar uma economia de 64 mil dólares dentro de 30 anos.

Inicialmente, o produto está disponível somente para a população dos Estados Unidos, mas em 2018 a companhia planeja expandir para outros países. Sendo assim, a Tesla segue com a missão de tornar o mundo mais sustentável através da energia solar.