Com o avanço tecnológico, cada vez mais os smartphone estão sendo usados para diversas situações. A ideia da vez é usar o aparelho para abrir o carro. A Tesla, empresa estadunidense que produz carros elétricos, incorporou a novidade no seu modelo mais recente o Model 3.

O Model 3, em vez de usar as tradicionais chaves, utiliza um aplicativo de celular para todas as funções tradicionais, como abrir a porta, ativar o alarme, dar partida, entre outras coisas. Isso tudo é possível porque o carro é capaz de se comunicar com o celular utilizando o protocolo Bluetooth LE, que significa "Low Energy" (baixa energia), e com isso o sistema funciona sem drenar demais a bateria do celular, ou mesmo do carro.

Model 3 lançado pode abrir com app no smartphone
Model 3 lançado pode abrir com app no smartphone

Caso o dono do carro tenha o seu celular roubado ou mesmo esqueceu o aparelho em casa, ele ainda poderá acessar o carro, já que o Model 3 vem com dois cartões que funcionam como chave-reserva. O cartão é útil também, caso o carro precise ficar com o manobrista, por exemplo.

A Tesla já ganhou bastante espaço no setor de carros elétricos inteligentes. Além do fato de não gastar combustível, eles contam com outros tantos recursos que podem facilitar a vida do motorista.

Para quem pensou que o Model 3 custa uma fortuna, enganou-se. O modelo sai por US$ 35 mil (R$ 109 mil, na conversão direta) e pode ser reservado diretamente no site da montadora.