O Telegram está na mira das autoridades no Brasil e, por isso, se tornou um dos assuntos mais comentados na última semana. Conforme investigação realizada pelas equipes de combate a fake news, o mensageiro tem sido usado como plataforma para a propagação de diversas informações falsas sobre os candidatos às eleições em 2022. O Telegram recebeu uma notificação, mas não respondeu, e agora as autoridades já consideram "inevitável" o bloqueio no Brasil.

Telegram pode realmente ser banido no Brasil

Notificado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e investigado pela Polícia Federal e Ministério Público Federal, o Telegram é visto como uma ferramenta de divulgação de fake news por adeptos e eleitores de partidos rivais, assim como outros assuntos.

Como a empresa não respondeu a notificação, as autoridades entendem que não há cooperação com as investigações, e isso pode desencadear o bloqueio do mensageiro no país, além da aplicação de multas e até mesmo a aceitação de recomendações do judiciário.

Os investigadores também ressaltam que o objetivo do governo brasileiro não é pedir acesso ao conteúdo das conversas, mas investigar o funcionamento da plataforma, especialmente as ferramentas de moderação.

"Diversos canais de fake news estão se estabelecendo no Telegram antes das eleições de outubro. Por isso, o bloqueio pode ser considerado uma ação preventiva da justiça eleitoral."

O Telegram não tem cooperado com as investigações no Brasil, bem como em outros países que fazem as mesmas alegações. A Alemanha, por exemplo, também cogita banir o acesso ao mensageiro em seu território nacional. Outros países já fizeram o bloqueio, mas os usuários ainda conseguem utilizar o app graças a uma configuração de proxy disponível dentro das configurações do próprio Telegram.