O WhatsApp é o mensageiro mais utilizado no Brasil, por mais que isso pareça bom, existem diversos itens e ferramentas que poderiam deixar esse mensageiro ainda melhor. Separei aqui algumas das coisas que mais sinto falta. Dentre elas a de longe que mais sinto falta é o sistema de canais. São eles uma forma ótima de organizar um grande grupo de pessoas que estão em busca de informações sobre determinados assuntos.

Canais

O sistema de grupos do WhatsApp funciona para o que ele se propõe. Mas está longe de ser algo bom. Limitado a 255 pessoas, com poucas funcionalidades. O ideal seria o WhatsApp conseguir implementar algo parecido com os canais do Telegram, sem limite de pessoas, atribuindo o poder de voz aos administradores. Seriam canais de divulgação de conteúdos ou informações onde as pessoas que gostam de determinado assunto, pessoa ou canal pudessem adquirir essas informações.

Canais no Telegram
Canais no Telegram

Fixar mensagem

Os grupos, onde todos podem falar geralmente tem conversas paralelas ou mesmo um monte de mensagens espalhadas. Encontrar algo que seja importante ao grupo pode ser difícil, a ideia de fixar uma mensagem seria bem-vinda.

Fixar mensagem no chat
Fixar mensagem no chat

Fixar a mensagem no topo da conversa faria com que algo importante ao grupo fosse rapidamente encontrado por todos.

Personalização de chats

O máximo que você consegue fazer hoje nas conversas é trocar o papel de parede, ou no aplicativo inteiro é passar para o tema escuro ou claro. Não há mais personalizações no aplicativo.

A ideia de você poder personalizar cada um dos chats seria ainda melhor, para a família colocar uma cor, tamanho de fonte e etc. Para o grupo de trabalho, outra cor e assim por diante. Poucos mensageiros deixam personalizar cada um dos chats, mas a maioria deles tem personalização geral das conversas.

Personalização de conversas
Personalização de conversas

Envio de arquivos sem perder qualidade

Quando estamos trocando arquivos de trabalho, geralmente fotos, não quero perder qualidade. Se a cada troca de arquivo, ele perder um pouco da qualidade, na hora de publicar vai estar horrível. Por este motivo, a opção de enviar um arquivo sem perder qualidade seria ideal. Os arquivos não precisam ficar hospedados em um servidor e lá guardados, poderiam manter a mesma tecnologia de envio direto para o contato, em grupos, ele ficará disponível até que o enviador removesse o arquivo do celular ou dispositivo que enviou.

Opção de envio sem compressão
Opção de envio sem compressão

Nome de usuário ao invés do número de telefone

A opção de criar um username seria muito melhor para participar de grupos onde você não quer divulgar seu número de telefone. As pessoas conseguem te encontrar pelo @seuusername, além de facilitar o sistema de marcações, evita mostrar o número do seu telefone.

Para mim, são estas as 5 principais coisas que sinto falta no WhatsApp e tem no Telegram. Quem sabe algum dia possamos ter melhores funcionalidades no mensageiro, ou então todos poderiam passar a usar o Telegram como base de mensagens, vai saber 🤷‍♂️...