O Telegram finalmente chegou ao número de 1 bilhão de downloads na Play Store, loja de aplicativos do Android. O feito foi notado pelo site AndroidPolice, onde é dito que agora o app de mensagens instantâneas Telegram faz parte agora do "clube exclusivo e limitado" de aplicativos que conseguiram ultrapassar 1 bilhão de downloads.

O número de vezes que o Telegram foi baixado sem dúvidas teve influência das diversas vezes em que o WhatsApp ficou offline, onde diversos usuários migram temporariamente para fugir da interrupção de suas comunicações que eram feitas no app de mensagens pertencente ao Facebook. Entretanto, não deixa de ser um grande feito chegar ao mesmo número de downloads de outros grandes aplicativos.

Marca de 1 bilhão de downloads do app Telegram na Play Store. Fonte: Vitor Valeri
Marca de 1 bilhão de downloads do app Telegram na Play Store. Fonte: Vitor Valeri

Última queda dos aplicativos do Facebook influenciou fortemente

A queda dos aplicativos do Facebook (Instagram, WhatsApp, Messenger e o próprio Facebook) no dia 4 de outubro (segunda-feira) ocorreu devido a um erro causado pelos próprios engenheiros de rede da empresa. Isso causou um enorme prejuízo tanto para o Facebook quanto para diversos usuários que utilizam os apps como forma de comércio ou comunicação em empresas. Consequentemente, estas pessoas não podiam ficar sem se comunicarem, então muitas acabaram migrando para o WhatsApp.

Outros aplicativos que atingiram 1 bilhão de downloads

Segundo o Sensor Tower, os aplicativos WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram, Snapchat, Spotify e Netflix já ultrapassaram a barreira de 1 bilhão de downloads. Considerando os apps desta lista, é impressionante ver que o Telegram vem ganhando cada vez mais força, pois a grande maioria provavelmente acredita que só exista o WhatsApp como um bom programa de mensagens instantâneas.