Hoje o Telegram começou a disponibilizar mais uma atualização para a sua plataforma de mensagens instantâneas. As maiores novidades são o sistema de pagamentos 2.0, agendamento e miniperfis para chats de voz. Além disso, há novas versões do Telegram web (para navegadores como, por exemplo, Chrome, Firefox, Edge) e mais.

Pagamentos 2.0

A funcionalidade de pagamentos dentro do Telegram foi implementada pela primeira vez em 2017 na plataforma. Anteriormente, os bots de pagamento permitiam que as pessoas pagassem por produtos e serviços sem sair do aplicativo. Agora as lojas poderão oferecer a opção de pagamento através de cartão de crédito de forma nativa no app via 8 provedores de pagamento integrados de terceiros como, por exemplo, o Stripe.

Além do que foi dito acima, é possível também adicionar uma gorjeta para a loja para mostrar um carinho extra com aquele restaurante favorito, por exemplo. O pagamento pode ser realizado utilizando qualquer uma das versões do Telegram, seja mobile, web ou desktop.

Pagamentos 2.0 no Telegram. Fonte: Telegram
Pagamentos 2.0 no Telegram. Fonte: Telegram

É importante salientar que a plataforma de vendas do Telegram é gratuita e segura. A empresa afirma que não cobra nenhuma comissão dos vendedores e não armazena nenhum dado sobre os pagamentos feitos. Toda a informação dos cartões de crédito é enviada diretamente para o provedor de pagamentos e somente o endereço de entrega é compartilhado com o vendedor para que se possa realizar a entrega do produto.

É interessante notar que o comerciante pode utilizar a API de pagamentos sem a necessidade de aprovação adicional do Telegram. De acordo com o Telegram, os desenvolvedores que estiverem interessados em integrar pagamentos podem encontrar todos os detalhes no "Manual dos pagamentos".

Agendamento de chats de voz

Agora os chats de voz não necessariamente precisarão ser iniciados naquele instante em que a função for ativada. Será possível agendar transmissões para falar com amigos ou realizar streaming de áudio para milhões de ouvintes com data e hora marcada.

Com a nova funcionalidade, administradores de grupos e canais poderão agendar um chat de voz para uma data e horário específicos. Desta forma, será possível se preparar com antecedência para participar dos chats de maneira mais confortável e com menos chances de ocorrer algum imprevisto.

Agendando um chat de voz no Telegram. Fonte: Telegram
Agendando um chat de voz no Telegram. Fonte: Telegram

Quando a hora marcada estiver se aproximando, os usuários poderão visualizar uma contagem regressiva no topo da tela do chat. Caso a pessoa esteja ocupada, ela receberá uma notificação quando o chat de voz iniciar.

Aviso de chat de voz sendo iniciado no momento no Telegram. Fonte: Telegram
Aviso de chat de voz sendo iniciado no momento no Telegram. Fonte: Telegram

Miniperfis para chats de voz

Agora não será mais necessário sair dos chats de voz para conferir as fotos de perfil e descrição de cada perfil. Além disso, será possível alterar a sua foto e editar a sua bio sem sair do chat caso queira para, por exemplo, entrar no clima da conversa sobre alguma temática em específico.

Miniperfis para chats de voz no Telegram. Fonte: Telegram
Miniperfis para chats de voz no Telegram. Fonte: Telegram

Nova versão do Telegram na plataforma web

A plataforma web (para navegadores como Chrome, Firefox e Edge) do Telegram foi lançada em 2014. Agora os desenvolvedores da plataforma decidiram diversificar e criar duas versões para a versão do mensageiro voltada para navegadores. Agora os novos aplicativos para browsers terão compatibilidade com stickers animados, modo noturno, pastas de chat e mais.

Nova versão do Telegram na plataforma web. Fonte: Telegram
Nova versão do Telegram na plataforma web. Fonte: Telegram

Acesse abaixo as duas novas versões web do Telegram:

Download Direto do APK Telegram para smartphones Android

Agora é possível baixar o APK do Telegram para smartphones Android. Desta forma, o usuário poderá sempre ter a versão mais recente do aplicativo em seu celular, sem a necessidade de esperar pela aprovação da loja de apps da Google (Play Store). Para fazer isso, basta acessar o site do Telegram aqui através do navegador do seu telefone.

Download Direto do APK Telegram para smartphones Android. Fonte: Telegram
Download Direto do APK Telegram para smartphones Android. Fonte: Telegram

Dar zoom de imagens na conversa

Agora é possível ampliar vídeos e fotos diretamente nas conversas, sem a necessidade de selecionar uma vez para abrir o arquivo e depois ampliá-lo.

Dar zoom de imagens na conversa. Fonte: Telegram
Dar zoom de imagens na conversa. Fonte: Telegram

Reprodução de vídeos foi aprimorada

Agora, ao assistir a um vídeo no Telegram para iOS o usuário poderá tocar e segurar os botões "+" e "-" para avançar ou retroceder 15 segundos. Já no Android, basta tocar e segurar nos lados esquerdo e direito da tela para ter o mesmo resultado (tocar duas vezes avança ou volta 10 segundos).

Novas animações no aplicativo

A cada atualização do Telegram, o aplicativo para Android fica mais suave e dinâmico. Suas animações ficam cada vez mais bonitas e divertidas para navegar através dos menus.

O que achou das novidades? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!