Os desenvolvedores do aplicativo Telegram, por mais que seja pouco usado perto do concorrente WhatsApp, mostram que continuam se esforçando como sempre para trazer inovações para o seu mensageiro. Infelizmente não podemos dizer o mesmo do app WhatsApp, que mais corrige bugs, tem problemas de segurança, cai, do que traz algo útil para seus usuários.

A última novidade apresentada pelo Telegram, em sua versão 5.9, trouxe para seus usuários uma versão animada de seus stickers (adesivos). Eles foram desenvolvidos pensando na economia de dados e uma melhor duração da bateria, uma alternativa aos GIFs que muitas das vezes são pesados e acabam não sendo tão eficientes para usuários que querem uma maior duração de bateria para o seu celular.

Entretanto, mesmo sendo pensados na economia de dados, ocupando cerca de 20kb a 30kb, os stickers animados possuem qualidade sendo capazes de rodar a 60FPS, sendo assim uma alternativa realmente melhor aos GIFs. Claro que mesmo com esta novidade, os GIFs muito provavelmente não deixaram de ser usados por muitos pela questão da variedade que é muito maior e possuir a capacidade de trazer, por exemplo, cenas memoráveis ou engraçadas no meio das suas conversas com amigos, familiares ou namorada(o). 

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Os adesivos animados já foram disponibilizados nas últimas atualizações que tiveram do aplicativo neste final de semana. Basta você acessar a Play Store e conferir as atualizações. Confira abaixo o changelog completo das mudanças ocorridas na versão 5.9 do Telegram:

  • Envie adesivos animados ultra-leves de alta qualidade para expressar emoção com movimento.
  • Receba adesivos animados instantaneamente em qualquer conexão a apenas 20 a 30 KB por adesivo.
  • Desfrute de animações suaves a 60 quadros por segundo.
  • Crie novos conjuntos animados e envie-os para @stickers para todos usarem.
  • Experimente adesivos animados na guia "Tendências" em seu painel de adesivos.

Fonte: Telegram Blog