O dia 21 de julho é repleto de acontecimentos que transformaram a ciência, a cultura pop e até a forma como a humanidade enxerga o universo. Do primeiro passo na Lua a sucessos do cinema e marcos tecnológicos, essa data merece um lugar especial no Tecnostalgia — o especial diário do Oficina da Net com tudo o que aconteceu de importante em datas como a de hoje.

1. O primeiro passo do homem na Lua (1969)

Neil Armstrong desce da nave Eagle no solo lunar. Imagem: NASA/Reprodução
Neil Armstrong desce da nave Eagle no solo lunar. Imagem: NASA/Reprodução

Apesar do pouso da Apollo 11 ter ocorrido em 20 de julho, foi às 23h56 (horário de Brasília) que Neil Armstrong desceu da nave Eagle e pisou na superfície lunar, já em 21 de julho pelo horário UTC. Foi quando disse a icônica frase:

"Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade".

O momento virou um símbolo do potencial da ciência e da exploração espacial e ainda inspira missões da NASA, da SpaceX e de agências pelo mundo.

2. Morre Alan Shepard, o primeiro americano no espaço (1998)

Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço, morreu no dia 21 de julho de 1988. Imagem: NASA/Reprodução
Alan Shepard, o primeiro americano a ir ao espaço, morreu no dia 21 de julho de 1988. Imagem: NASA/Reprodução

No mesmo dia em que celebramos um passo histórico na Lua, perdemos um dos homens que pavimentaram esse caminho. Alan Shepard, o primeiro astronauta dos EUA a ir ao espaço, morreu em 21 de julho de 1998. Shepard também foi o quinto homem a caminhar na Lua, durante a missão Apollo 14. Sua trajetória é lembrada como um marco na história da NASA e da corrida espacial.

3. "Planeta dos Macacos: A Origem" estreia no Reino Unido (2011)

Planeta dos Macacos: A Origem
Planeta dos Macacos: A Origem

No dia 21 de julho de 2011, o público britânico assistia pela primeira vez a Rise of the Planet of the Apes, que reimaginou a clássica franquia com tecnologia de captura de movimento e roteiro inteligente. O filme foi um sucesso mundial e deu início a uma nova trilogia que conquistou crítica e fãs, além de abrir espaço para debates sobre inteligência artificial e direitos dos animais, temas mais relevantes do que nunca.

4. Nintendo lança o Virtual Boy no Japão (1995)

Virtual Boy
Virtual Boy

A Nintendo lançou em 21 de julho de 1995 o Virtual Boy, seu primeiro console com gráficos em 3D. Apesar da proposta ousada, o aparelho foi um fracasso comercial: desconfortável, caro e com poucos jogos, saiu de linha no ano seguinte. Ainda assim, virou item de colecionador e referência importante na história da realidade virtual e dos experimentos da Big N.

5. "Piratas do Caribe: No Fim do Mundo" é lançado em DVD e Blu-ray (2007)

Piratas do Caribe: No Fim do Mundo
Piratas do Caribe: No Fim do Mundo

Em 21 de julho de 2007, o terceiro capítulo da saga Piratas do Caribe chegava às prateleiras em home video, consolidando o sucesso da franquia de Jack Sparrow. O filme havia sido lançado nos cinemas dois meses antes, com bilheteria bilionária e grande repercussão. A chegada em DVD e Blu-ray foi um dos grandes marcos da era física dos filmes, pouco antes do streaming começar a mudar tudo.

Tecnostalgia é o quadro diário do Oficina da Net que conecta você às datas mais marcantes da tecnologia, da cultura pop e da ciência. Sempre com contexto, curiosidade e um olhar para o que faz essas histórias ainda importarem.

👉 Aproveite e veja também a fase da Lua de hoje, os filmes que estão estreando essa semana nos cinemas do Brasil e os jogos que rolam ao vivo nesta segunda-feira!