Quando nós falamos sobre editores de foto e vídeo, é comum associarmos as ferramentas desse tipo a tarefas complicadas, reservadas exclusivamente àqueles com experiência na área. Na prática as coisas são bem diferentes: usuários dos mais variados níveis de conhecimento podem se aventurar.

Naturalmente, é imprescindível conhecer softwares e serviços amigáveis àqueles que estão apenas começando. Mesmo etapas relativamente simples, como o download e a instalação de programas, podem apresentar barreiras difíceis de serem ultrapassadas por quem deseja começar tudo do zero.

O CapCut Online, serviço com ferramentas de edição de foto e vídeo, é uma excelente porta de entrada para quem nunca se aventurou na área. Nesse texto nós vamos falar sobre o que ele é, como você pode utilizá-lo em poucos passos, quais suas vantagens e quais as melhores dicas de edição.

O que é o CapCut Online?

O CapCut Online é um editor de fotos e vídeos com ferramentas 100% online. O site oficial pode ser acessado de qualquer navegador de internet em computadores, independentemente do sistema operacional. Isso significa que ele é compatível com máquinas que rodam Windows, macOS e Linux.

O serviço agrega as mais diversas ferramentas associadas com a criação e modificação de mídias audiovisuais, muitas das quais utilizam tecnologias de inteligência artificial. O CapCut também é totalmente gratuito, permitindo edições sem custo e que não carregam as temidas marcas d’água.

O CapCut também possui funcionalidades que permitem o trabalho em equipe, algo essencial para usos profissionais de suas ferramentas. É possível compartilhar projetos, entregar feedbacks e acompanhar progressos na plataforma. Um cadastro é necessário, mas ele leva poucos minutos.

Tutorial: como usar o CapCut Online em 4 passos

O uso do CapCut Online é intuitivo e bastante simples, mas é válido elaborarmos um pequeno tutorial, guiando o seu uso através de quatro passos. Para dar início, tudo o que você precisa é de um computador com acesso à internet e os arquivos originais que deseja editar nas ferramentas do site.

1 - Crie uma nova conta

Assim que você acessa o CapCut Online pela primeira vez, é necessário realizar um cadastro. Basta clicar em "criar conta", no canto superior direito. Em seguida, você pode optar por realizar um cadastro do zero, utilizando um e-mail válido, ou conectar-se a uma conta de uma rede pré-existente.

As opções disponíveis são o Google, TikTok ou Facebook. Não se preocupe: essa etapa serve exclusivamente para que seus projetos fiquem salvos, caso comece a editar algo em um computador e deseje continuar em outro. Não é necessário cadastrar nenhum dado pessoal além do e-mail.

Crie uma nova conta
Crie uma nova conta

2 - Tenha os arquivos em mãos

Se você deseja utilizar o CapCut Online para editar fotos ou vídeos que possui, será necessário enviá-los à plataforma. Os passos para isso são bem simples: escolha "criar novo vídeo" ou "criar nova imagem" e aguarde ser redirecionado a uma nova janela. É aqui que você irá inserir os seus arquivos.

Selecione o botão "clique para carregar" ou arraste os arquivos de mídia diretamente para a linha do tempo. O CapCut irá carregá-los de imediato, deixando-os disponíveis para edição. Além das ferramentas na coluna da esquerda, novas opções serão desbloqueadas do lado direito da janela.

Tenha os arquivos em mãos
Tenha os arquivos em mãos

3 - Explore as ferramentas

Até aqui nós mencionamos que o CapCut Online tem múltiplas ferramentas de edição, mas ainda não falamos sobre elas. Uma maneira interessante de fazer isso é explorando as opções disponíveis na coluna do lado esquerdo da linha do tempo, a qual as separa de acordo com suas funcionalidades.

São elas: mídia, modelos, biblioteca local, fotos, áudio, texto, legendas, transcrição, stickers, efeitos, transições e filtros. Ao colocar uma mídia na linha do tempo, surgem também: básico, plano de fundo, ferramentas inteligentes e animação. Cada um desses nomes se refere à função realizada pelo serviço.

Explore as ferramentas
Explore as ferramentas

4 - Exporte os resultados

A exportação é a última etapa, e uma que está associada com o conversor de vídeo online do CapCut Online. Isso ocorre porque é possível inserir vídeos em qualquer formato e, na hora de exportá-los, selecionar a extensão MP4. Isso realiza uma conversão automática, algo útil para várias situações.

Exporte os resultados
Exporte os resultados

Além da extensão, a exportação também permite definir a qualidade da imagem e se deseja ou não publicar o projeto em alguma das redes sociais conectadas. Caso prefira não optar por essa alternativa, o vídeo é baixado diretamente no computador, de acordo com as definições selecionadas por você.

5 dicas para usar o CapCut Online

Agora que já exploramos como você pode usar o CapCut Online, vale darmos algumas dicas sobre como tirar o máximo de proveito do site. Elas levam em consideração os mais variados usos, tanto profissionais, quanto pessoais. Com esses macetes, os seus projetos terão ainda mais qualidade.

1 - Não se preocupe em errar

Ao começarmos a editar fotos e vídeos pela primeira vez, pode surgir um medo natural de fazermos alguma coisa errada. Esse receio pode ser abandonado rapidamente, quando levamos em conta que o CapCut não altera os arquivos originais. Ou seja: você pode reiniciar a edição quantas vezes desejar.

Além disso, existe a possibilidade de reeditar arquivos após a exportação. Caso você exporte uma mídia e perceba qualquer tipo de erro, basta acessar o projeto novamente e alterá-lo como preferir. O CapCut salva os arquivos originais e os projetos editados na conta que usou para se cadastrar.

2 - Teste todas as ferramentas

Embora as ferramentas do CapCut Online sejam autoexplicativas, nós nem sempre sabemos quais serão os resultados. Uma boa forma de descobrir o que gosta e o que não gosta, do ponto de vista da edição, é testando. Isso vale especialmente para a interação entre duas ou mais ferramentas.

Uma mesma imagem em preto e branco pode ser colorizada, amplificada e então usada em um vídeo, por exemplo. A interação entre as ferramentas é útil para o desenvolvimento de trabalhos mais complexos, criando efeitos novos de acordo com o gosto e os objetivos de quem está editando.

3 - Dê especial atenção às ferramentas de edição de imagens

Nós mencionamos o editor de imagem do CapCut em vários momentos desse texto, mas é válido dar um item exclusivo para ele. Além da opção "criar nova imagem", você pode optar por seguir "ferramentas" e em seguida "para imagens". Múltiplas funcionalidades de edição ficarão disponíveis.

A partir desse caminho, você pode usar funções como remoção de plano de fundo, restauração de foto antiga, amplificação de imagem, transferência de estilo, correção de cor, colorização, aprimoramento de imagem com pouca luz e diversas outras tarefas do editor de imagem do site.

4 - Utilize as funções de acessibilidade

Até alguns anos atrás, pouco se pensava a respeito da acessibilidade de pessoas com deficiências aos conteúdos na internet. No geral, o trabalho era todo direcionado aos dispositivos, os quais seriam adaptados às diferentes vivências. Felizmente, esse cenário vem mudando nos últimos anos.

O CapCut Online traz uma ferramenta extremamente útil à acessibilidade de pessoas com deficiências: a transcrição de áudio em texto. Através dela, o usuário pode enviar vídeos em múltiplos idiomas, a partir dos quais a ferramenta detecta o que foi falado e transcreve o áudio em textos automáticos.

Utilize as funções de acessibilidade
Utilize as funções de acessibilidade

5 - Inspire-se em trabalhos alheios

É muito difícil saber por onde começar, quando nunca editamos materiais audiovisuais antes. Uma boa dica nesse sentido é inspirar-se no trabalho de pessoas que admira. Fazer isso é muito simples: basta assistir vídeos e tentar perceber quais ferramentas de edição foram usadas pelo criador.

As legendas em vídeos do TikTok, por exemplo, pode fazê-lo perceber que gostaria que seus vídeos também tivessem o áudio transcrito em legendas, o que o CapCut proporciona. O mesmo vale para outras funcionalidades de edição de vídeo, como filtros, efeitos, transições entre vídeos e stickers.

Quais são as principais vantagens do CapCut Online?

A primeira vantagem do CapCut Online reside na sua descomplicação. Por se tratar de um serviço online, não é preciso se preocupar se o computador será ou não compatível, algo presente em softwares. É importante ressaltar, porém, que as ferramentas do serviço não contemplam celulares.

Em segundo lugar, podemos citar a simplicidade da interface do site, algo que costuma ser um dos maiores medos de quem nunca editou mídias audiovisuais. Todas as ferramentas são encontradas com facilidade e realizam exatamente o que prometem, sem que o usuário se sinta desnorteado.

Por último, existe a vantagem de que o CapCut Online é completamente gratuito, algo pouco comum em editores de fotos e vídeos. Isso o torna ideal para usos pessoais mais simples, mas também pode ser uma alternativa interessante para aqueles negócios menores e que precisam de suas ferramentas.

Depois de tudo o que falamos até aqui, você já está pronto para começar a editar! Lembre-se: por mais simples que sejam as ferramentas, tudo depende da prática. É natural que os primeiros trabalhos não fiquem exatamente como gostaria, mas é questão de tempo até que você alcance o que almeja.